O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) usou as redes sociais para criticar as declarações de Jair Bolsonaro em que descartou a possibilidade de decretar um lockdown e fechar fronteiras em função de uma nova  variante do coronavírus, a Omnicron, detectada pela primeira vez na África do Sul.

(foto divulgação)

“O mundo se prepara para uma nova onda do COVID-19, e adota medidas para evitar propagação de nova variante. Aqui, Bolsonaro passeia de moto e diz que controlar nos aeroportos a entrada de pessoas que vierem de regiões críticas é LOUCURA. Loucura é ter esse imbecil na presidência”, postou o parlamentar no Twitter. 

Voos da África do Sul, Namíbia, Zimbábue, Botswana, Lesoto e Eswatini para o Reino Unido e outros países da Europa estão suspensos por conta da nova variante do coronavírus, a Ômicron.

Javid disse que os cientistas estão “profundamente preocupados” com a nova variante, mas é preciso aprender mais sobre ela. De acordo com ele, a variante tem um número significativo de mutações, “talvez o dobro do número de mutações que vimos na variante Delta“.

Na sexta-feira (26),  Bolsonaro disse que “tudo pode acontecer. Uma nova variante é um novo vírus. O que fazer? Tem que se preparar! O Brasil não aguenta um novo lockdown”. “Não adianta se apavorar, (é) encarar a realidade”, completou. No mesmo dia, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) havia recomendado ao governo a restrição de voos e viajantes de países do sul do continente africano, entre eles a África do Sul. (Do 247/Fórum)