.Por Roberto Ravagnani.

O voluntariado é uma fonte de recursos inesgotáveis e não estou falando de mão de obra barata ou sem gastos. Vamos explicar:

(foto brian yurasits – upl)

O voluntariado tem qualificações que muitas vezes a organização não poderia contratar, projetos novos e/ou melhoria de projetos em andamento com profissionais com alto nível e especializados.

O voluntario é uma fonte de informação sobre sua organização, quem quer saber sobre sua organização pode perguntar para uma pessoa que atue na organização e esta pessoa pode ser um voluntário, importante portanto que ele tenha informações sobre a organização, mostrando transparência na gestão.

Este voluntário pode trazer uma empresa para dentro da organização, por trabalhar em uma empresa ou ser proprietário dela, pode ser que venha a se associar a esta organização, nunca desmereça um voluntario, não sabemos o que ele pode trazer de positivo, mas pense nele, no voluntário, como um dos atendidos da sua organização e não como uma ferramenta para ser utilizada, de uma forma maquiavélica.

O voluntario pode trazer uma visão de fora para a gestão, visto que não está no dia a dia complexo do trabalho da organização, as vezes esta visão de fora pode solucionar problemas que há muito incomodavam, mas a visão de dentro pode estar contaminada.

Portanto o voluntariado tem muito mais valor do que o que costumamos entender e atender, precisamos ter um olhar mais generoso e diverso para esta pessoa que dedica parte de seu bem mais precioso para uma causa social, o tempo.

Essa reflexão é válida para os gestores de organizações, para os voluntários, gestores públicos e grande parte do publico leitor desta coluna que nada tem com o voluntariado, mas que precisa entender seu papel na sociedade, para que quando for o caso e necessário, criticar com absoluto conhecimento de causa.

Críticas são bem vindas mas de pessoas que conheçam e saibam o que estão criticando.

O edital do Prêmio VOL, bem como os links para inscrição de todas as categorias estão em nossa página https://dadivar.com.br/vol/ , será uma alegria contar com sua participação.