Inspirada pela frase icônica do Cinema Novo: “Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça”, a edição 2021 do Projeto Curta Jovem SP chega aos créditos finais de suas atividades com uma mostra online e gratuita de curtas-metragens independentes. A exibição gratuita das produções será realizada quinta-feira (28/10) e sexta-feira (29/10), às 16h, por meio do Canal do Instituto Ideia Coletiva no YouTube.

Na abertura de cada dia da mostra, o internauta confere “Estamos com(o) você”, curta-metragem de 8 minutos, fruto das oficinas online de cinema promovidas entre junho e outubro com a participação de jovens de 13 a 18 anos. “Em tempos de pandemia, gravar um curta-metragem, que envolve muitas pessoas, foi um desafio, mas conseguimos produzi-lo, levando em consideração todos os protocolos de segurança contra a COVID. Ver todos os envolvidos colocando um pouquinho de si em cada etapa é muito gratificante”, destaca Aline Fielder, aluna do projeto e roteirista da produção.

Cena de “Acorde” (Imagem: Divulgação)

Para Mariana Atauri, educadora, produtora executiva e curadora da mostra, o roteiro do curta-metragem, que trata basicamente do isolamento gerado pela pandemia, “reflete um momento triste em que passamos a partir da ótica de jovens. Como eles lidaram e suportaram as restrições durante o período? Quais foram as suas angústias e os seus medos? Essas e outras questões são abordadas ao longo da narrativa”, destaca.

A edição 2021 da mostra ainda conta com mais 12 curtas-metragens independentes, produzidos entre 2018 e 2020, oriundos de quatro estados do Brasil (São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte). São eles: O Grande Amor de um Lobo, O Cinema que Não Vê, Mirares, 4uarentena, Fragmentos do CotidianoEsperando Meu Cachecol, Acorde, Se o Mundo Girasse ao Contrário, Dramática, Os Outros Seres, Discurso Indigesto e Quarentena Dia X.

“As produções têm como foco o público jovem. Não à toa, todos os curtas escolhidos foram produzidos em um contexto de cursos e oficinas destinados a jovens ou com temática estudantil. Da mesma forma, a diversidade e a pluralidade das produções são bem interessantes, pois são curtas desenvolvidos por uma pessoa ou por um coletivo, que estão estreando em uma mostra ou que já participaram de festivais de cinema do Brasil. Isso enriquece muito a nossa mostra”, pontua Mariana.

O projeto

Realizada entre junho e outubro, a edição 2021 do Projeto Curta Jovem SP contou com oficinas online e gratuitas destinada a jovens da região, entre 13 e 18 anos, que foram divididas em três momentos: Etapa 1 (Roteiro, Produção e Direção de Arte), Etapa 2 (Direção de Fotografia, Atuação e Direção Geral, Captação de Som e Trilha Sonora) e Etapa 3 (Edição e Divulgação). Isso sem mencionar, é claro, a Etapa Final, que resultou na gravação de um curta-metragem por parte dos alunos e dos educadores envolvidos nas oficinas.

Aprovado pelo ProAC ICMS (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo), o Projeto Curta Jovem SP foi realizado pela Educom.Arte – Projetos e Serviços Ltda., com a produção de Kora Prince, Beto Limberger e Mariana Atauri, também educadores das oficinas, e apoio do Instituto Ideia Coletiva.

Programação da Mostra

Quinta-feira (28/10), às 16h

Sessão 1

Curtas: Estamos com(o) você, O Grande Amor de um Lobo, O Cinema que Não Vê, Mirares, 4uarentena, Fragmentos do Cotidiano e Esperando Meu Cachecol.

Sexta-feira (29/10), às 16h

Sessão 2

Curtas: Estamos com(o) você, Acorde, Se o Mundo Girasse ao Contrário, Dramática, Os Outros Seres, Discurso Indigesto e Quarentena Dia X.

Mostra de Curtas-metragens do Projeto Curta Jovem SP

Quando: Quinta-feira (28/10) e sexta-feira (29/10), às 16h
Onde: 
Canal do Instituto Ideia Coletiva no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UC4_q1hBIWUBWlOOBTZ8HGxA)
Informações: www.projetocurtajovem.blogspot.com

(Carta Campinas com informações de divulgação)