O Trio Zaravi – Zarb, Rabeca e Viola Caipira – fará três lives musico-gastronômicas temáticas em parceria com o Duo Gastronômico Sabiá em seu canal do YouTube em três segundas-feiras de outubro, dias 04, 11 e 18, começando às 20h. Essa é a segunda edição do mais novo projeto do trio musical, que é gratuito e recomendado para todos os públicos.

(Foto: Hélio Carvalho)

As lives contam com apoio do ProAc Lab, edital de financiamento cultural da Secretaria Especial da Cultura do Governo do Estado de São Paulo e apoio da Cia Tugudum, espaço cultural campineiro de onde serão transmitidas as lives.

Com tamanho sucesso do projeto, que teve sua primeira edição em julho deste ano, os shows acontecem cada dia com uma combinação de um instrumento ‘sonorizando’ um prato típico diferente.

Repertórios e Composições

04/10: Zarb e a Comida Árabe

Tombak ou Zarb é um instrumento de percussão iraniano, feito tradicionalmente em corpo de madeira, utilizado no mundo Persa. Ele é muito tocado na região da cultura árabe, por isso no primeiro show-live é ele quem sonoriza o preparo do prato.

11/10: Rabecas e a Comida Caiçara

A Rabeca é um instrumento de arco, precursor do violino. No Brasil, encontramos a rabeca de norte a sul, confeccionada por artistas populares em comunidades rurais. É por isso que o segundo dia traz este instrumento acompanhando a deliciosa comida Caiçara preparada pelo Duo Sabiá.

18/10: Viola e a Comida Caipira

A viola caipira tem sua origem nas violas portuguesas oriundas de instrumentos árabes, como o alaúde e passaram a ser construídas com as abundantes madeiras nobres no Brasil e foi assim que ela se tornou um dos instrumentos mais populares do país. O terceiro e último dia desta edição será de comida e viola caipiras.

“É interessante notar e atentar às formações eruditas dos três instrumentistas, fazendo soar o conjunto como um grupo de câmara, mas ao mesmo tempo enfatizando o apreço à nossa música popular”, diz João Dalgalarrondo, zarbista do trio.

Zaravi e Sabiá: música e gastronomia

Quando: 04, 11 e 18 de outubro de 2021 – segundas-feiras, às 20h

Onde: Canal do YouTube do Zaravi Trio https://www.youtube.com/channel/UCo_KsryTI65hAN8usme4Vdw

Cia Tugudum:

Espaço Cultural de Dança, Artes Cênicas e Música com mais de 20 anos.

Redes Sociais:

Zaravi Trio: https://www.instagram.com/zaravitrio/

Gleba Sabiá: https://www.instagram.com/gleba.sabia/

Cia. Tugudum: https://www.instagram.com/ciatugudum/

(Carta Campinas com informações de divulgação)