No próximo dia 23 de outubro, às 10h, como parte das atividades da exposição “Ocupação Escritas Ocultadas”, que tem curadoria de Sônia Fardin, a artista Andrea Mendes realizará uma intervenção/performance com o título “Colheita em Preto e Branco” no Museu da Cidade, em Campinas.

Esta criação é umas das inseridas no roteiro da mostra que problematiza as questões que envolvem a invisibilidade dos corpos negros na documentação e nos acervos que contam a história oficial de Campinas.

A performance “Colheita em Preto e Branco” evoca gestos: fiar, confiar, desconfiar, colher, recolher, acolher e tolher  – verbos permeados pelas tramas sociais que demarcam os lugares de poder e exclusão presentes na produção das riquezas da cidade de Campinas. Para uns poucos, a forma de produzir riqueza teceu privilégios de princesa; para muitos tramou apenas privações de escravizados.

Ainda hoje, há muito para ser desfiado nos acervos de museus e arquivos e nas celebrações oficiais das memórias da cidade que se vestiu para ser nomeada como Princesa do Oeste.

A intervenção e a exposição convocam nossos olhos a descoser as tramas e mostrar as fissuras do passado que continuam a pesar sobre o presente, para tramar novos futuros.

A performance terá transmissão pela página no Facebook de Andrea Mendes.

(Carta Campinas com informações de divulgação)