Em São Paulo – Em “Macrocosmos, Microcosmos ou a Cosmogonia dos Incêndios”, o artista pernambucano Kilian Glasner mostra o resultado de um estudo imagético sobre a potência criadora e subversiva do fogo. A partir de uma trágica vivência com um incêndio em seu atêlie, o artista relaciona as obras, móveis e objetos transformados em carvão, com grande parte de suas séries anteriores e com a própria característica cíclica do cosmos.   

Em cartaz no CCBB de São Paulo a partir do dia 16 de outubro, a exposição de Kilian Glasner transforma o espaço expositivo do local em um ambiente que catalisa a produção do artista em meio a mudanças involuntárias de sua obra nos últimos meses. A brasa e o carvão, antes potência transformadora e instrumento, falam agora do curso da vida e tornam-se, a partir das suas contradições, um dos princípios da explicação universal. Esta sua nova exposição marca também uma nova fase na carreira artística de Kilian que adotou de vez os grandes formatos de exibição com obras dispostas no subsolo do CCBB em um ambiente escuro e imersivo iluminados através de projetores de luz.  

(Imagem: Divulgação)

A inspiração de “Macrocosmos, Microcosmos…” veio do interesse do artista por astronomia desde criança quando passou a acumular quando jovem fotografias dos corpos celestes usando longas exposições. Não satisfeito com as fotografias das constelações, Kilian foi além e começou a representar as imagens dos céus estrelados através do desenho e pintura.  

Durante sua pesquisa para realizar as composições, Glasner encontrou resultados pictóricos que abrangem características essenciais da arte abstrata e da arte hiperrealista. Essa dualidade é apresentada ao expectador de forma direta e objetiva. As obras podem ser vistas como uma estampa abstrata composta por infinitos micropontos flutuando sobre um fundo preto e também podem ser contempladas como um perfeito céu estrelado visto de lugares isolados do nosso planeta. O desdobramento do trabalho tem impacto visual e nos convida para uma jornada entre o mundo microcósmico e o mundo macrocósmico filtrado pelos sentimentos do artista.  

(Imagem: Divulgação)

Selecionado no Edital de Ocupação do CCBB em 2019, Kilian Glasner é um artista de trajetória ascendente e de carreira internacional. Kilian ficou conhecido em 1999, ao ganhar o prêmio do 39º Salão de Artes Plásticas de Pernambuco com a série crime, onde ele retrata detentos condenados de um presídio recifense.  

Premiado em 1999, fez graduação e mestrado na École Nationale Superieure des Beaux-Arts e residiu em Paris de 2000 a 2007. Dentre seus projetos destacam-se: residência artística na Academia Francesa de Artes em Roma, a Villa Médici, e seus trabalhos fotográficos na cordilheira do Himalaia, na Índia, em 2003, além da participação em mostras coletivas na França, Holanda e Itália. Já participou de mostras em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Branco e Brasília e possui trabalhos mostrados em países como Itália, Estados Unidos, França, Holanda e Portugal. 

(Imagem: Divulgação)

“Macrocosmos, microcosmos ou, a cosmogonia dos incêndios”

Exposição de Kilian Glasner

De 16 de outubro a 22 de novembro de 2021
Visitação: Todos os dias, das 9h às 18h, exceto às terças 

Ingressos em www.bb.com.br/cultura 

Entrada Gratuita
Classificação indicativa: Livre 

Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo 

Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico, Triângulo SP, São Paulo–SP 

Aberto todos os dias, das 9h às 18h, exceto às terças.  

Acesso ao calçadão pela estação São Bento do Metrô 

Informações: (11) 4297-0600 

Estacionamento Conveniado e Translado: O CCBB possui estacionamento conveniado na Rua da Consolação, 228 (R$ 14 pelo período de 6 horas – necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB). No trajeto de volta, tem parada na estação República do Metrô 

bb.com.br/cultura | twitter.com/ccbb_sp | facebook.com/ccbbsp | instagram.com/ccbbsp 

[email protected] 

(Carta Campinas com informações de divulgação)