Quem é que nunca sentiu medo? Todos sentimos! Medo de ficar sozinho, do escuro, de altura, de chuva forte, de trovão, de careta, de raios, de aranhas, de cobras, de lugar fechado, de ficar muito doente, de injeção, das incertezas, da morte, do desconhecido…

Medo é uma reação normal, um jeito de sobreviver que com a evolução adquirimos. Todas as pessoas têm medo e, com a pandemia do Novo Coronavírus, essa temática nos rondou de forma muito constante. Por isso mesmo, parte da programação do Sesc Campinas deste mês de outubro pretende abordar o tema de maneira bastante lúdica e ao alcance das crianças através do projeto “Medo pra quê, Medo de quê?”.

De Meter Medo (Medo pra quê, Medo de quê) (Foto: Lucas Gomes)

Serão oito atividades, entre exibição de vídeos, empréstimo de livros, teatro, maquiagem, oficinas e contação de histórias. A primeira delas é “Quando Era Criança, Eu Li…” (dias 10, 17, 24 e 31/10, domingos, às 16h – Grátis – Livre – no YouTube do Sesc Campinas), que apresenta uma série de cinco pequenos vídeos (pílulas) onde os funcionários adultos do Sesc Campinas dão dicas de um livro que leram quando eram crianças e explicam o porquê recomendam a sua leitura. Todos os vídeos, após as suas exibições, continuarão à disposição dos internautas na página do YouTube do Sesc Campinas. O primeiro, publicado no último dia 3, já se encontra lá.

Já “Sacola Surpresa” (até 29/10, de terça a domingo (de terça a sexta – exceto feriados – das 12h às 18h e sábados, domingos e feriados, das 10h às 14h) – Grátis – Livre) busca surpreender a todos com livros especialmente selecionados para cada um dos interessados, mas sem que estes saibam o que estão levando. Ela vem repleta de livros e revistas escolhidos pela nossa equipe. Para saber um pouco mais sobre como esta atividade funciona é só entrar em contato através do WhatsApp da Biblioteca do Sesc Campinas: (19) 3737-1519, conversar com os responsáveis e agendar a retirada dessa surpresa.

Treme-osso (Medo pra quê, Medo de quê) (Foto: Eder Progetti)

“Treme-osso” (dia 12/10, terça, às 10h – Grátis – Livre – no YouTube do Sesc Campinas), por sua vez, em pleno Dia das Crianças, mostra que medo todo mundo tem. Numa hora, um medinho de nada, noutra, medo tão grande que toma conta da gente. Pode ser medo de coisas reais ou das nossas fantasias e que, às vezes, é até gostoso sentir medo: quando andamos de roda gigante, entramos numa escola nova ou provamos uma comida diferente, ou seja, o medo é um convite para imaginar, conhecer, brincar e acolher. A diversão fica por conta da Cia. A Hora da História.

Porém, o Dia das Crianças passa e, momentaneamente, quem ganha espaço são os jovens. “De Meter Medo?” (dias 14, 21 e 28/10, quintas, das 16h às 18h – Grátis – Para jovens a partir de 13 anos (participação mediante inscrição – https://inscricoes.sescsp.org.br/online/#/inscricao?unidades=75), com o maquiador Lucas Gomes, revela que a maquiagem pode ser uma ferramenta e possibilidade de diversão, experimentação, expressão e criatividade, visando a caracterização do terror. Para quem não tem muita experiência com maquiagem, será apresentado um jeito acessível de fazer efeitos especiais, hematomas e criaturas de terror.

Agora, que tal apagar as luzes da casa e acender uma pequena lanterna? As sombras em cada objeto provocam formatos de dar arrepios ou vontade de rir! Esse é o mote de “Brincando no Escuro” (dia 15/10, sexta, às 11h – Grátis – Livre – no YouTube e no Instagram do Sesc Campinas).

E a diversão continua com o “Família Maker”, que apresenta duas atividades. A primeira é “Baku, o Devorador de Pesadelos” (dia 16/10, sábado, das 15h às 17h – Grátis – Para crianças a partir de 7 anos, acompanhadas por um responsável adulto (participação mediante inscrição – https://inscricoes.sescsp.org.br/online/#/inscricao?unidades=75). Na mitologia chinesa, ele é considerado uma quimera benevolente que espanta o pesadelo das pessoas. Venha conhecer um pouco dessa história e inventar o seu próprio Baku, utilizando papel, cola e fita adesiva.

Retratos Monstruosos (Medo pra quê, Medo de quê) (Foto: LEVA)

A segunda é “Retratos Monstruosos” (dia 23/10, sábado, das 15h às 17h – Grátis – Livre (participação mediante inscrição – https://inscricoes.sescsp.org.br/online/#/inscricao?unidades=75), uma oficina que é um convite ao desenvolvimento de um retrato feito com colagem de papéis coloridos e rasgados, construídos a partir de reflexões sobre os nossos medos. O método de rasgar o papel e não cortar com a tesoura é uma estratégia para que os participantes exercitem o acaso em suas produções, além de suas habilidades motoras.

Por fim, “Monstraços Fabulosos” (dia 24/10, domingo, às 16h – Grátis – Livre – (participação mediante inscrição – https://inscricoes.sescsp.org.br/online/#/inscricao?unidades=75) mostra ao público monstrengos do repertório tradicional brasileiro através da performance da narradora de histórias Vivian Catenacci e da ilustração, ao vivo, de Marcel Bartholo. Inspirados nos enredos das narrativas orais, na apreciação dos desenhos e no bate-papo sobre os medos que moram dentro de toda a gente, é um convite também para a criação de monstros-personagens.

De Meter Medo (Medo pra quê, Medo de quê) (Foto: Lucas Gomes)

DIA 5/10 | terça
Crianças :: SACOLA SURPRESA
Que tal se surpreender com livros especialmente selecionados para você, mas sem saber o que está levando? Peça a sua sacola surpresa, repleta de livros e revistas, escolhidos pela nossa equipe. Entre em contato através do WhatsApp da Biblioteca: (19) 3737-1519, converse com a equipe e agende a retirada dessa surpresa.
Até 29/10, de terça à domingo.
De terça a sexta (exceto feriados), das 12h às 18h.
Sábados, domingos e feriados, das 10h às 14h.
Grátis. Livre.

DIA 10/10 | domingo
Crianças :: QUANDO ERA CRIANÇA, EU LI…
Série de pequenos vídeos em que os funcionários adultos do Sesc Campinas dão dicas de um livro que leram quando eram crianças explicando o porquê recomendam a sua leitura. As pílulas serão compostas de cinco vídeos que irão ao ar, no YouTube, todos os domingos do mês de outubro. Todos os vídeos, após as suas exibições, continuarão à disposição dos internautas na página do YouTube do Sesc Campinas. O primeiro, publicado no último dia 3, já se encontra lá.
Dias 10, 17, 24 e 31/10, domingos, às 16h.
Grátis. Livre.
Assista em:
Assista no YouTube do Sesc Campinas.
Link para o YouTube – Sesc Campinas:
https://www.youtube.com/c/SESCCampinasSP

DIA 12/10 | terça
Crianças :: TREME-OSSO
Com Cia. A Hora da História. Medo todo mundo tem. Numa hora, um medinho de nada, noutra, medo tão grande que toma conta da gente. Pode ser medo de coisas reais ou das nossas fantasias. E, às vezes, é até gostoso sentir medo: quando andamos de roda gigante, entramos numa escola nova ou provamos uma comida diferente. O medo é um convite para imaginar, conhecer, brincar e acolher. Vamos?
Dia 12/10, terça, às 10h.
Grátis. Livre.
Assista no YouTube do Sesc Campinas.
Link para o YouTube – Sesc Campinas:
https://www.youtube.com/c/SESCCampinasSPCom legendas e interpretação em Libras.

DIA 14/10 | quinta
Crianças :: DE METER MEDO?
Com o maquiador Lucas Gomes. A maquiagem pode ser uma ferramenta e possibilidade de diversão, experimentação, expressão e criatividade. A oficina é para a caracterização do terror. Para quem não tem muita experiência com maquiagem, será apresentado um jeito acessível de fazer efeitos especiais, hematomas e criaturas de terror.
Dias 14, 21 e 28/10, quintas, das 16h às 18h.
Grátis. Para jovens a partir de 13 anos.
Inscreva-se a partir das 14h do dia 7/10, através do endereço abaixo:
https://inscricoes.sescsp.org.br/online/#/inscricao?unidades=75
Vagas limitadas.
O evento acontecerá na plataforma Zoom, através do envio de link (apenas para os inscritos), até o dia da atividade.

Com interpretação em Libras.

DIA 15/10 | sexta
Crianças :: BRINCANDO NO ESCURO
Com Sandra Siqueira, educadora do programa Espaço de Brincar. Que tal apagar as luzes da casa e acender uma pequena lanterna? As sombras em cada objeto provocam formatos de dar arrepios ou vontade de rir!
Dia 15/10, sexta, às 11h.
Grátis. Livre.
Assista no YouTube e no Instagram do Sesc Campinas.
Link para o YouTube – Sesc Campinas:
https://www.youtube.com/c/SESCCampinasSP
Link para o Instagram – Sesc Campinas:
https://www.instagram.com/sescspcampinas/

DIA 16/10 | sábado
Crianças :: BAKU, O DEVORADOR DE PESADELOS
Com Sergio Segal, educador de tecnologias e artes. Na mitologia chinesa, o Baku é considerado uma quimera benevolente que espanta o pesadelo das pessoas. Venha
conhecer um pouco dessa história e inventar seu próprio Baku soprador de pesadelos, utilizando papel, cola e fita adesiva.
Dia 16/10, sábado, das 15h às 17h.
Grátis. Para crianças a partir de 7 anos, acompanhadas por um responsável adulto.
Inscreva-se a partir das 14h do dia 9/10, através do endereço abaixo:
https://inscricoes.sescsp.org.br/online/#/inscricao?unidades=75
Vagas limitadas.
O evento acontecerá na plataforma Microsoft Teams, através do envio de link (apenas para os inscritos), até o dia da atividade.

No momento da inscrição, verifique os materiais necessários para a participação.

DIA 23/10 | sábado
Crianças :: RETRATOS MONSTRUOSOS
Com o LEVA – Laboratório Experimental de Vivências Artísticas. Convite ao desenvolvimento de um retrato feito com colagem de papéis coloridos e rasgados, construídos a partir de reflexões sobre os nossos medos. O método de rasgar o papel e não cortar com a tesoura é uma estratégia para que os participantes exercitem o acaso em suas produções, além de suas habilidades motoras.
Dia 23/10, sábado, das 15h às 17h.
Grátis. Livre.
Inscreva-se a partir das 14h do dia 16/10, através do endereço abaixo:
https://inscricoes.sescsp.org.br/online/#/inscricao?unidades=75
Vagas limitadas.
O evento acontecerá na plataforma Microsoft Teams, através do envio de link (apenas para os inscritos), até o dia da atividade.

No momento da inscrição, verifique os materiais necessários para a participação.

DIA 24/10 | domingo
Crianças :: MONSTRAÇOS FABULOSOS
Monstrengos do repertório tradicional brasileiro são apresentados ao público através da performance da narradora de histórias Vivian Catenacci e da ilustração, ao vivo, de Marcel Bartholo. Inspirados nos enredos das narrativas orais, na apreciação dos desenhos e no bate-papo sobre os medos que moram dentro de toda a gente, é um convite também para a criação de monstros-personagens.
Dia 24/10, domingo, às 16h.
Grátis. Livre.
Inscreva-se a partir das 14h do dia 17/10, através do endereço abaixo:
https://inscricoes.sescsp.org.br/online/#/inscricao?unidades=75
Vagas limitadas.
O evento acontecerá na plataforma Zoom, através do envio de link (apenas para os inscritos), até o dia da atividade.

(Carta Campinas com informações de divulgação)