Em São Paulo – De 27 a 31 de outubro, o Grupo Corpo estreia o espetáculo de dança “Primavera” no Teatro Alfa.

Criado sobre a ideia do recomeço e do sopro de esperança, “Primavera”, coreografia de Rodrigo Pederneiras, se urdiu sobre a música da dupla Palavra Cantada: 14 canções adaptadas para o instrumental, numa gama de estilos musicais às vezes bem contrastantes – de um jazz light à percussão afro. O balé, nascido na pandemia, tem o espírito do divertissement; incorpora – e, de certo modo, abraça – as interdições daquele momento: são solos, duos, trios, quartetos em que os bailarinos não se tocam, com exceção de três pas-de-deux na performance dos casais que são parceiros também na vida.

(Foto: José Luiz Pederneiras)

Conjurando tempos mais leves e buscando a doçura da estação, os figurinos femininos, monocromáticos – amarelos, verdes, laranjas e vermelhos – têm saias muito leves, que voejam, sobre collants; os dançarinos usam camiseta justa e calça preta clássica. Projeções em tempo real ocupam o fundo do palco, multiplicando e ampliando olhares, gestos e, por que não?, a ideia de novos tempos.

Completa o programa, GIRA, também de Rodrigo Pederneiras, a coreografia é inspirada nos rituais de umbanda, em parceria com a banda paulistana Metá Metá. Exu, o mais humano dos orixás, é o motivo poético que conduz os onze temas musicais que marcam o espetáculo. Gira estreou em 2017 e foi eleito melhor espetáculo do ano pela APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte.

Fundado em 1975, em Belo Horizonte (MG), o Grupo Corpo consolidou-se como uma das mais expressivas referências da dança brasileira. Em mais de quatro décadas de atuação, produziu 40 coreografias, a maioria assinadas pelo coreógrafo Rodrigo Pederneiras, cuja linguagem coreográfica deu identidade inconfundível à companhia. Atualmente, o grupo mantém dez balés em repertório e apresenta-se cerca de 70 vezes por ano – no Brasil e em turnês pelas mais diversas regiões do mundo. A cada dois anos, realiza estreias de novas criações.

PRIMAVERA – Estreia 2021

do latim primo vere – primeiro verão

coreografia: Rodrigo Pederneiras

música: Palavra Cantada

cenografia e iluminação: Paulo Pederneiras

figurino: Freusa Zechmeister

Ficha Técnica

DIRETOR ARTÍSTICO

Paulo Pederneiras

COREÓGRAFO

Rodrigo Pederneiras

BAILARINOS

Ágatha Faro, Bianca Victal, Dayanne Amaral, Débora Roots, Edésio Nunes, Edson Hayzer, Elias Bouza, Filipe Bruschi, Helbert Pimenta, Janaina Castro, Jonathan de Paula, Karen Rangel, Luan Batista, Lucas Saraiva, Malu Figueirôa, Mariana do Rosário, Rafael Bittar, Rafaela Fernandes, Silvia Gaspar, Williene Sampaio, Yasmin Almeida

DIRETORA DE ENSAIOS

Carmen Purri

DIRETOR TÉCNICO

Pedro Pederneiras

COORDENADOR TÉCNICO

Gabriel Pederneiras

DIRETORA DE COMUNICAÇÃO

Cristina Castilho

DIRETORA DE PROGRAMAÇÃO

Cláudia Ribeiro

PRODUTORA EXECUTIVA

Michelle Deslandes

27 A 31 DE OUTUBRO

Quarta-feira, 20h30

Quinta-feira, 20h30

Sexta-feira, 20h30

Sábado, 20h

Domingo, 18h

Mais informações e ingressos no SITE do Teatro Alfa ou no SITE do Grupo Corpo.

(Carta Campinas com informações de divulgação)