Será aberta no próximo dia 23 de outubro, sábado, às 19h, a exposição “Re-surgimento”, com o artista Marcos Garcia, na Rabeca Cultural, em Sousas.

Nas palavras de Gilson Barreto, “o artista apresenta em sua nova exposição trabalhos de extrema beleza, com formas e cores equilibradas, intensas e delicadas. Sua maestria técnica, aprimorada com segredos, produz um pastel com uma iconografia geométrica e harmonia pictórica. Com traços precisos, o artista reinventa seu próprio universo. Generosas telas enchem de cores o ambiente trazendo suavidade”.

Serão expostas 16 obras, dispostas por todo o espaço expositivo da Rabeca Cultural, na técnica pastel seco.

(Imagem: Divulgação)

O pastel foi inventado, na forma que conhecemos hoje, provavelmente no século XV na França. No entanto, de uma forma mais rudimentar, o pastel sempre existiu. Podemos até mesmo considerar o procedimento usado nas pinturas realizadas nas cavernas pelo homem pré-histórico bem próximas do procedimento usado pelos pastelistas atuais. 

O pastel é uma técnica à parte no domínio das artes gráficas, ele possibilita um jogo sutil entre as intensidades das cores e da luz, permite, pelo contato direto das mãos com o suporte, uma grande espontaneidade dos traços dando belos efeitos de textura e matéria e tem uma resistência ao tempo superior às outras técnicas utilizadas no domínio da arte. 

A técnica do pastel está presente em obras de grandes mestres da história da arte, no século XVII foi um meio de expressão em voga nas cortes da Europa. No século XIX Degas, De Chavanne e Toulousse Loutrec, foram exemplos de grandes mestres do Pastel. No século XX, podemos citar a célebre obra do artista norueguês Edvard Much “O grito”, que na sua versão mais conhecida de 1893, exposta no Museu de Oslo, utilizou óleo e pastel sobre cartão. Já a versão de 1895, obra mais cara já arrematada em um leilão até hoje, foi realizada em pastel sobre cartão.

O pastel contemporâneo está em plena ascensão e artistas como San Szafran, Mâkhis Xenakis, Pierre Skira, Augusto Pavanel, entre outros, se destacam pelo uso da técnica.

Marcos Garcia é pintor, restaurador e decorador, atualmente dedicando-se exclusivamente à técnica do pastel. Possui uma formação vasta e uma trajetória de mais de 30 anos como artista plástico, passando pelo restauro, decoração e a pintura clássica. 

Iniciou seus estudos de pintura com o professor Alberto Teixeira em 1980. Ainda nessa década, Marcos mudou-se para Paris, onde foi aluno do artista plástico Luis Ansa, professor do Institut National de Restauration du Louvre, e do cenógrafo Roberto Plate, com quem realizou vários cenários para teatros franceses e para Ópera de Paris.

Em 1986 se formou em Artes pela École Superieur de Peinture Van der Kelen em Bruxelas. Realizou em 1990, após várias exposições coletivas, sua primeira exposição individual no Relais Culturel de Chaillot em Paris. 

De volta ao Brasil, em 1991, se instalou em Campinas onde passou a trabalhar ativamente na área de decoração de imóveis. Também atuou em algumas importantes atividades de restauro, entre elas a restauração do painel do salão nobre da Ponte Preta, da capela Casa de Saúde, da sede da Corporação Musical Carlos Gomes e o acervo de esculturas da 11ª Brigada do Exército Brasileiro.

Desde 2013, tem se dedicado exclusivamente à sua produção artística pessoal desenvolvendo trabalhos com a técnica do pastel seco. Suas obras hoje são resultado de sua longa e rica trajetória como artista, combinando diferentes conhecimentos e práticas acumuladas ao longo de anos de estudo.

Por ocasião do vernissage haverá também o lançamento do livro “Uma voz a espera de escuta”, da psicóloga Graça Barone, com ilustrações de quadros de Marcos Garcia.

O livro resulta de um longo período de elaboração após o qual a autora dos textos, encorajada pelo estímulo e parceria com o artista plástico Marcos Garcia, decidiu-se por aliar o que escrevera ao longo de um fértil – e também tumultuado período de vida – às obras de arte do artista que pareciam traduzir em imagens o que foi sendo representado em palavras. O título escolhido por ele para esta exposição: ‘RE-SURGIMENTO’, traduz o que o livro pretende apresentar: um renascimento em vida.

Re-surgimento

16 telas na técnica pastel seco

Marcos Garcia

Abertura e vernissage dia 23 de outubro de 2021

Sábado

19h

Lançamento do livro “Uma voz a espera de escuta”, de Graça Barone

Editora Zagodoni

75pp, R$ 50,00

Rabeca Cultural

Av. Dona Maria Franco Salgado 250, Sousas, Campinas, SP

Uso obrigatório de máscara

Término da exposição 25 de novembro de 2021

Visitação de segunda à sexta das 9h às 12h e das 14h às 17h, sábado das 9h às 12h, ou com agendamento prévio.

Entrada gratuita

Informações 19 997206186

(Carta Campinas com informações de divulgação)