Online – De 11 a 14 de novembro, o Grupo ARES disponibilizará em seus canais de Youtube e Facebook a estreia nacional do projeto Resiliência – Bruta Flor e também de outros quatro espetáculos de seu repertório. Todos os conteúdos estarão disponíveis gratuitamente.

No dia 11, às 17h, serão liberados no Youtube os espetáculos de repertório Ilusões – O amor na mesa vertical do Tarô (2013), Asas de um sonho (2015), Vertebral (2017) e Jardim Suspenso (2019). Em seguida, às 20h, o público poderá conferir no Facebook e Youtube a estreia nacional do projeto Resiliência – Bruta Flor.  O nome Bruta Flor revela um paradoxo, pois ao mesmo tempo em que evoca singeleza, fragilidade, beleza e perfume, também é algo bruto. E como não ser, diante da realidade que vivemos…. Neste espetáculo vemos a resiliência da mulher, tão assediada, humilhada e agredida por ser “Magra demais. Gorda demais. Muito alta. Branquela. Negrinha.”. Muitas já se depararam com comentários por serem “Muito feia – não merece nem ser estuprada. Tem mulher que é pra comer, aquela gostosa. Tem mulher que é pra casar, quietinha e obediente. E tem mulher que é pra se relacionar só no escondidinho. Não tem como culpar os caras pela vontade de enfiar a vara. Você viu a roupinha que ela tava usando? Se bobear, até queria. Tava pedindo “.

(Foto: Anna Kumamoto)

No universo perfeito, comandado pelo patriarcado, a certeza é que “Se pudesse escolher, teria um filho homem. Mulher dá muito trabalho. Mulher é fruto de uma fraquejada. Submissa. Quando fala demais, acaba sozinha. Mulher com mulher dá jacaré. Tudo mal comida. Fica quietinha e não conta pra mamãe. Cala boca. Engole o choro, chora baixo.”

Esta estreia representa não apenas a mulher, mas todo cidadão que se indigna com cada fala preconceituosa, machista e abusadora. Não precisa ser mulher para sentir o embrulho no estômago, a indignação. Resiliência – Bruta Flor é um espetáculo de dança aérea que aposta no impacto visual, se baseando na força feminina de resistir e refazer-se. Tomando essa característica histórica destes seres como ponto de partida, o espetáculo coloca a mulher em situações e emoções reconhecíveis, despertando reflexões, dúvidas e identificação nos espectadores. E, quiçá, a ânsia de um futuro melhor.

A temporada segue com apresentações diárias, até 14 de novembro, sempre às 20h. A duração do espetáculo é de 47 minutos.

Todos os espetáculos ficarão disponíveis On Demand no canal do Grupo ARES do Youtube, de 11 a 14 de novembro, para o público assistir onde quiser e quando puder.

Ilusões – O amor na mesa vertical do Tarô – Estreou em 2013 – Duração: 30 minutos

O espetáculo usa a parede de um prédio como mesa de Tarô. Nesta mesa, uma avó zelosa joga duas vezes as cartas e espera que o universo lhe mostre como proteger seu neto. O amor surge como recorrente resposta, mas quem está em perigo não é o seu neto, e sim o próprio amor.

Asas de um sonho – Estreou em 2015 – Duração: 40 minutos

Asas de um Sonho é um espetáculo visual que combina movimentos da dança contemporânea e urbana com inovadoras técnicas aéreas. O sonho de voar é talvez um dos mais antigos que o homem já teve, faz parte da nossa natureza, pois buscamos dominar o ar desde o início dos tempos. Crescemos fascinados com os pássaros e sua liberdade e inventamos os mais variados artifícios para realizar este desejo.

Vertebral – Estreou em 2017 – Duração: 50 minutos

O espetáculo tem uma área de investigação na qual a presença do risco permanente atravessa o corpo dançante e acrobático em situações de desequilíbrio, suspensão, torções, queda e recuperação. Firmes como pedra e fluidas como água, cada vértebra possui uma coluna e um sistema nervoso próprio. O Vertebral alterna, desse modo, composições coletivas e sós, mudando e dinamizando a trama visual.

Jardim Suspenso – Estreou em 2019 – Duração: 32 minutos

Aqui, o despertar ao amor transporta o público para um lugar onde tudo é possível. Ao experimentar tal sentimento, florescem os mais altos desejos e sonhos. O espetáculo Jardim Suspenso é sobre viver o florescimento das mais lindas poesias que nos fazem voar pelos céus, mas também o desequilíbrio que aterram em momentos de tragédia e luto. Assim como na natureza, todo fim é um novo começo, afinal é tão bom morrer de amor, mas continuar vivendo…

Este projeto foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC Expresso LAB) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e do Governo Federal, através da Lei Aldir Blanc.

Onde:

Youtube: https://bityli.com/wXzBB6

Facebook: https://bityli.com/t0jyRJ

Quando: 11 a 14 de novembro

11/NOV

17h – Início da Mostra com a liberação dos espetáculos On Demand no canal do Grupo ARES do Youtube – Ilusões // Asas de um sonho // Vertebral // Jardim Suspenso

19h – Bate Papo com a diretora Mônica Alla no canal de Facebook – Mediação Gisele Tressi

20h – Estreia espetáculo Resiliência – Bruta Flor em simultâneo no Facebook e Youtube 

12, 13 e 14 de novembro

Mostra com os espetáculos On Demand no Canal do Grupo ARES do Youtube – Ilusões // Asas de um sonho // Vertebral // Jardim Suspenso

20h – Apresentação do espetáculo Resiliência – Bruta Flor em simultâneo no Facebook e Youtube 

14/11 

21h00 – Encerramento da Mostra  

(Carta Campinas com informações de divulgação)