Será aberta no próximo dia 05 de novembro, sexta feira, no MACC – Museu de Arte Contemporânea de Campinas – “José Pancetti”, a exposição de pinturas “SEM AR TE, SUFOCA”, com obras dos artistas Vanderlei Zalochi e Marcio Rodrigues e curadoria de Jorge Coli e Gilson Barreto.

Trata-se da primeira exposição de arte “pós-pandemia”, depois de um longo período sem eventos culturais em Campinas.

As duas exposições individuais, simultâneas, trazem mais de 80 obras inéditas dos artistas Vanderlei Zalochi e Marcio Rodrigues.

Abaixo, textos dos curadores com mais informações sobre a exposição:

“As obras de Zalochi e de Márcio Rodrigues, presentes nesta exposição, têm pontos de semelhança: formato, tamanho, técnica. Possuem também certo modo de desfazer e reconstruir plasticamente o mundo, com alguns elementos constantes, persistentes: as inscrições de Zalochi, as bicicletas e os vultos humanos, de Márcio Rodrigues.

Mas o espírito desses artistas é bem diferente. Zalochi trabalha com os contrastes das cores fortes, muitos vermelhos, amarelos, negros. É um mistério intenso que brota ali e nos convida a olhar.

Márcio Rodrigues tem o mistério suave. Suas texturas arenosas, seus tons meditativos e claros, seduzem, esperando que o espectador se infiltre ali em devaneio.

Obra de Marcio Rodrigues

Ambos fazem uma arte humanista. A vida, nas obras de Zalochi, é mais vibrante, mais ardente, mais ansiosa, talvez.

Obra de Vanderlei Zalochi

Márcio Rodrigues traz, em suas telas, uma paz melancólica na calma das formas, nas claras harmonias, na tranquilidade dos grupos que se unem.

O próprio dos bons artistas é criar seus mundos, e compartilhá-los conosco. Zalochi e Márcio Rodrigues instauram o que eu chamaria de paisagens espirituais, no sentido mais elevado do termo. Transfiguram os signos visíveis, oferecendo-os enquanto mistérios, não para serem desvendados racionalmente, mas para irradiarem naquilo que sentimos como íntimo e como indizível.

Uma grande, bela, exposição desses dois grandes pintores.” (Jorge Coli)

*

“Esta exposição com séries inéditas reúne grandes mestres da pintura de campinas no MACC: Zalochi e Marcio Rodrigues.

Zalochi orquestra elementos diversos em um mundo de cores fortes. obtém um efeito tridimensional com volume generoso de tinta, transformando o plano da tela. Esse efeito pode ser observado em vários detalhes de seus quadros e confere harmonia ao conjunto. Ou se desejar encontrar um novo sentido, venha descobrir!

Márcio Rodrigues reinventa a história da vida nas suas pinceladas. A bicicleta, elemento sempre presente, é uma alusão ao viver, que necessita de impulso e equilíbrio. A série traz uma força iconográfica e pictórica. Mensagens estão presentes e farão o observador refletir e se emocionar diante das telas.

Após longos dias difíceis, a arte volta com toda a sua energia, trazendo leveza à alma. Séries inéditas que merecem apreciação. Um presente para a cidade de Campinas, uma exposição memorável.” (Gilson Barreto)

EXPOSIÇÃO DE ARTE (PINTURAS) NO MACC-CAMPINAS

SEM AR TE, SUFOCA

ARTISTAS EXPOSITORES: Vanderlei Zalochi e Marcio Rodrigues

Curadoria: Jorge Coli e Gilson Barreto

Abertura:

05 de Novembro de 2021 (sexta-feira)

Horário:

A partir das 09h (não haverá vernissage, por questões sanitárias impostas pela Prefeitura Municipal)

Local:

MACC – Museu de Arte Contemporânea de Campinas – “José Pancetti”

Rua Benjamin Constant, 1633 Campinas – SP

(Carta Campinas com informações de divulgação)