O curso online “O Brasil na Vertigem do Cinema”, com o Prof. Dr. Leandro Silva de Oliveira, acontece nos dias 27 de outubro, 03, 10 e 17 de novembro, quartas-feiras, às 20h, com realização da Rabeca Cultural, espaço localizado em Sousas.

Este curso propõe um olhar para a história recente do Brasil a partir do cinema. Por meio da análise de alguns dos mais importantes filmes do cinema brasileiro, serão discutidas as transformações sociais que marcaram as últimas décadas.

Cena de “Cidade de Deus”

O Brasil passou por grandes transformações desde a década de 1950 com a urbanização e o processo migratório, a crise no mundo do trabalho, o esgotamento e favelização das grandes cidades, a ascensão e fortalecimento do “mundo do crime”, o recrudescimento da violência policial e o aprofundamento das contradições sociais, as mudanças no âmbito da religião, da família e da moral.

Essas transformações aparecem de muitos modos em filmes como Rio, 40 graus (1955), O assalto do trem pagador (1962), Terra em transe (1967), Eles não usam Black Tie (1981), A hora da estrela (1985), Notícias de uma guerra particular (1997), Central do Brasil’ (1998), Cidade de Deus (2002), Tropa de Elite (2007 e 2010), Linha de Passe (2008), O Som ao Redor (2012) e Branco Sai, Preto Fica (2014), dentre outros.

O curso explora a ideia do filme como espaço alargado, ou seja, de que o filme não se esgota naquilo que vemos na tela, mas dialoga com a realidade da qual e para a qual existe. Não se trata, portanto, de usar os filmes como ilustração de argumentos sociológicos, mas de encontrar no interior do próprio filme, no processo de sua feitura e nos muitos mundos que o atravessam, um caminho para pensarmos estética e política no Brasil.

Aula 1

A sociologia e a antropologia como pano de fundo de uma tradição do cinema brasileiro; 

Tendências da Retomada do cinema no Brasil em meados dos anos 1990; 

A favela em Rio 40 Graus e em Cidade de Deus; 

O corpo e a voz como figurações do encontro etnográfico; 

Os sentidos e atributos do narrador intradiegético; 

A câmera como metáfora da relação de alteridade em Cidade de Deus (2002). 

Aula 2 

A tradição do documentário no Brasil; 

As tensões e diálogos entre ficção e documentário; 

Pensando o Brasil através do cinema: imagens recorrentes nos filmes de Walter Salles; 

Uma imagem de Brasil: futebol, periferia, evangelicalismo e patriarcado em Linha de Passe (2008); 

O diálogo entre os filmes dos irmãos Salles. 

Aula 3 

A figura do policial no cinema brasileiro; 

A voz over e o protagonista ‘em situação’ como expedientes narrativos; 

Notas de um Brasil autoritário e violento em Tropa de Elite (2007, 2010); 

A não integração das populações marginalizadas à cidade e a reação conservadora das classes médias urbanas;  

O Grande Imagista como produtor de sentido no filme. 

Aula 4 

Cotejo entre as perspectivas de ‘O som ao redor’ (2013) e ‘Branco sai, Preto fica’ (2014);

“De nós fabulamos nós mesmos”: uma inflexão na tradição do “cinema social”;

O corpo como sentido profundo da narrativa fílmica; 

A classe média se olha no espelho e não gosta do que vê; 

A história do brasil vista a partir do microcosmo de uma rua em Recife;

A verdade do documentário em xeque: o embaçamento entre realidade e ficção.

Doutor em Sociologia pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) com a tese: “Cinema de Favela: o real da ficção, a estética do político” (2018), o Prof. Dr. Leandro Silva de Oliveira tem desenvolvido pesquisas e realizado publicações em importantes periódicos nacionais e internacionais sobre arte, imagem e imaginário na formação do Brasil.

O Brasil na Vertigem do Cinema

Prof. Dr. Leandro Silva de Oliveira

27 de outubro, 3, 10 e 17 de novembro de 2021

Quartas-feiras

20h

Quatro aulas Online pelo aplicativo Zoom

Rabeca Cultural

R$ 120,00 as 4 aulas ao vivo

R$ 160,00 ao vivo mais gravações

R$ 40,00 cada aula avulsa

R$ 40,00 cada gravação

Inscrições e mais informações pelo whatsapp 19 997206186

(Carta Campinas com informações de divulgação)