Alê Freire lança, no próximo dia 29, Lugar Sentido: sopros. O single faz parte do projeto Lugar Sentido, em que o cantor e dançarino radicado em Campinas parte de um repertório de canções para discutir a relação subjetiva de indivíduos e comunidades com seus territórios, conceito que em geografia é denominado territorialidade. 

(Foto: Christian Lazslo)

O projeto produziu, em 2021, um espetáculo cênico-musical em formato de vídeo, em que, junto dos músicos Eddy Andrade e Edu Guimarães, Alê apresenta um drama musical em 3 atos: A voz nasce do escuro, A Terra arde, e A Terra respira. Outra produção do projeto é um curta-metragem, Lugar Sentido: percurso poético, baseado na busca pessoal do cantor por sua própria identidade afro-ameríndia, num país com histórico de recorrentes tentativas de apagamento da contribuição dessas populações à formação do território.

Lugar Sentido: sopros é composto por duas canções: Em Desnortes, João Bosco e Francisco Bosco se inspiram na bela paisagem da cidade do Rio de Janeiro para comporem uma quase-valsa de melodia inspiradíssima. Gongá, de Sergio Santos e Paulo César Pinheiro, é um canto de libertação do negro africano escravizado que resolve se empossar do Brasil como sendo sua casa.

O single é também um registro do histórico do projeto, uma vez que foi gravado 2 anos antes do espetáculo, quando ainda havia a ideia de que no projeto o acompanhamento fosse feito somente por instrumentos de sopro. Participam da gravação Esther Alves (flauta), Aluísio Santos (clarineta e clarone) e Edu Guimarães (sanfona – instrumento em que o sopro é produzido por um fole). O nome do single faz menção ao espetáculo, que tem como uma de suas principais inspirações a tradição guarani que associa o escuro à Terra, fonte geradora de tudo que existe, e que considera que a voz é o domínio do sopro que vem do escuro (nesse caso, de nós). Os arranjos são de Esther Alves (Desnortes) e Alê Freire (Gongá).

Lugar Sentido: sopros estará disponível nas principais plataformas de streaming, incluindo Spotify, Deezer, Apple Music e Youtube Music.

(Arte: @Sinoxarts)

(Carta Campinas com informações de divulgação)