Atos ‘Fora Bolsonaro’ serão no dia 02 de outubro em Campinas e em todo o Brasil

(foto midia ninja – coletivo resistência – pd)

.Por Marcela Moreira.

Depois dos debates e das risadas ao ver a “micadireita”, é hora de falar sério: temos que mobilizar para o Ato Unificado no dia 02/10, pela manhã, no Largo do Rosário em Campinas e em todo o Brasil pelo Fora Bolsonaro.

Queremos fora Bolsonaro e de todos os bolsonaristas, de coturno ou sapatênis. Precisamos derrotar não só o Bolsonaro, mas todos que defendem, votam e implementam a política neoliberal de Paulo Guedes.

A suposta Terceira Via não tem nome que aglutina, o projeto é o mesmo e não tem base social, já que muitos que foram para a rua em 2016, permanecem fiéis ao Bolsonaro, porque se sentem plenamente representados por ele. No entanto, essa suposta Terceira Via é “mais limpinha”, quer voltar a ser a primeira opção das elites econômicas e dos grandes meios de comunicação. Eles têm dinheiro, apoio da Globo, FSP, Estadão e já tem até manifesto Fora Bolsonaro, fica Guedes. 

E nós? Nós somos a Esquerda, com todas as nossas diferenças e precisamos mobilizar o povo e colocar em marcha sonhos, afetos e a coragem daqueles que defendem e sempre defenderam a vida e os Direitos Humanos. 

Não cabe a nós ajudar a Terceira Via a se restabelecer e nem recuar em alguma bandeira para ampliar adesão. Adesão a um projeto de conciliação de classes? Ser escada para um neoliberalismo “cheirosinho”? Não! 

Cabe a nós não recuar um milímetro em nossas bandeiras históricas e construirmos saídas à Esquerda, que defendam a vida em primeiro lugar, emprego, vacina para todos, defesa dos direitos das mulheres, negros, LGBTI+, do serviço público e dos servidores públicos, da demarcação de territórios indígenas e quilombolas, dos direitos das pessoas com deficiência, pela democratização dos meios de comunicação, defesa da Reforma Agrária e da Reforma Urbana, contra a privatização de nossas empresas públicas e a precarização dos direitos dos trabalhadores. 

Nossa verdadeira adesão deve estar relacionada em colocar o povo em marcha, emPretecer, reJuvenescer, Mulherar, LGBTIar, proletarizar nossas fileiras. 

Bora ajudar a construir nossos sonhos sem concessões que nos derrotam logo na saída? Bora honrar a memória de Marielle e as das 587 mil vidas perdidas? 

Eu sou do PSOL e estou com Glauber Braga. E você está com Lula? Com Ciro? Com Marina? A tática eleitoral não importa. O que importa é estar comprometido com nosso povo, a Democracia e ajudar a colocar milhões na rua dia 02 de outubro. 

Marcela Moreira, professora de sociologia na rede estadual, Presidenta PSOL Campinas, ex-vereadora pelo PSOL de 2005 a 2008

Carta Campinas

Recent Posts

Para contrapor Flávio, Lula precisa defender desbloqueio de acesso a praias privatizadas ilegalmente

(imagem reprodução) O presidente Lula tem feito muita coisa importante para os brasileiros em todo…

43 minutes ago

Documentário Não Existe Almoço Grátis acompanha lideranças da cozinha solidária

(imagem divulgação) No dia 23 de outubro (sexta-feira), às 19h, o CineADu Especial encerra a…

1 hour ago

PUPA reúne performance e artes visuais na Sala dos Toninhos

(foto ju moretz - divulgação) O corpo como território de transformação. O casulo como lugar…

5 hours ago

Entre gestos e silêncios, Grupo Dançaberta percorre os ciclos da vida feminina em ‘Maré’

(foto josé maria - divulgação) O movimento das águas, a solidão e as mudanças que…

7 hours ago

Coral Zíper na Boca apresenta ‘Os Saltimbancos’ e ‘Wimbo Wa África’ no Convivência

(foto - divulgação) O Coral Unicamp Zíper na Boca apresenta o musical “Os Saltimbancos” e…

8 hours ago

Geraldo Alckmin participa de ato pela virada em Campinas nesta quarta-feira

(foto ricardo stuckert) A cinco dias do segundo turno, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) estará…

19 hours ago