(foto midia ninja – coletivo resistência – pd)

.Por Marcela Moreira.

Depois dos debates e das risadas ao ver a “micadireita”, é hora de falar sério: temos que mobilizar para o Ato Unificado no dia 02/10, pela manhã, no Largo do Rosário em Campinas e em todo o Brasil pelo Fora Bolsonaro.

Queremos fora Bolsonaro e de todos os bolsonaristas, de coturno ou sapatênis. Precisamos derrotar não só o Bolsonaro, mas todos que defendem, votam e implementam a política neoliberal de Paulo Guedes.

A suposta Terceira Via não tem nome que aglutina, o projeto é o mesmo e não tem base social, já que muitos que foram para a rua em 2016, permanecem fiéis ao Bolsonaro, porque se sentem plenamente representados por ele. No entanto, essa suposta Terceira Via é “mais limpinha”, quer voltar a ser a primeira opção das elites econômicas e dos grandes meios de comunicação. Eles têm dinheiro, apoio da Globo, FSP, Estadão e já tem até manifesto Fora Bolsonaro, fica Guedes. 

E nós? Nós somos a Esquerda, com todas as nossas diferenças e precisamos mobilizar o povo e colocar em marcha sonhos, afetos e a coragem daqueles que defendem e sempre defenderam a vida e os Direitos Humanos. 

Não cabe a nós ajudar a Terceira Via a se restabelecer e nem recuar em alguma bandeira para ampliar adesão. Adesão a um projeto de conciliação de classes? Ser escada para um neoliberalismo “cheirosinho”? Não! 

Cabe a nós não recuar um milímetro em nossas bandeiras históricas e construirmos saídas à Esquerda, que defendam a vida em primeiro lugar, emprego, vacina para todos, defesa dos direitos das mulheres, negros, LGBTI+, do serviço público e dos servidores públicos, da demarcação de territórios indígenas e quilombolas, dos direitos das pessoas com deficiência, pela democratização dos meios de comunicação, defesa da Reforma Agrária e da Reforma Urbana, contra a privatização de nossas empresas públicas e a precarização dos direitos dos trabalhadores. 

Nossa verdadeira adesão deve estar relacionada em colocar o povo em marcha, emPretecer, reJuvenescer, Mulherar, LGBTIar, proletarizar nossas fileiras. 

Bora ajudar a construir nossos sonhos sem concessões que nos derrotam logo na saída? Bora honrar a memória de Marielle e as das 587 mil vidas perdidas? 

Eu sou do PSOL e estou com Glauber Braga. E você está com Lula? Com Ciro? Com Marina? A tática eleitoral não importa. O que importa é estar comprometido com nosso povo, a Democracia e ajudar a colocar milhões na rua dia 02 de outubro. 

Marcela Moreira, professora de sociologia na rede estadual, Presidenta PSOL Campinas, ex-vereadora pelo PSOL de 2005 a 2008