Em São Paulo e online – A São Paulo Companhia de Dança (SPCD) retoma sua Temporada 2021 no Teatro Sérgio Cardoso, considerado tradicional palco das temporadas da SPCD na capital paulista. Entre os dias 24 e 26 de setembro, será possível conferir a estreia do clássico “Giselle – Ato II”, com remontagem de Lars Van Cauwenbergh, e “Agora”, de Cassi Abranches. As sessões acontecem na sexta (24/9), às 20h, no sábado (25/9), às 16h e 20h, e no domingo (26/9), às 17h, com ingressos a partir de R$ 22,50 (meia) já à venda em sympla.com.br.

(Foto: Nanah D’Luize)

Os espetáculos seguem os protocolos governamentais de enfrentamento da Covid-19, como medição de temperatura no acesso ao teatro, uso obrigatório de máscaras pelos espectadores durante todo o evento e ocupação de plateia limitada a 65% da capacidade total para garantir o distanciamento entre o público. De acordo com o Decreto 60.488 da Prefeitura de São Paulo, cada espectador também deve apresentar seu comprovante de vacinação original contra a Covid-19 (ao menos com a primeira dose) ou comprovante digital, disponível nas plataformas e-SaúdeSP, VaciVida ou ConectSUS. Menores de 12 anos não precisam portar o certificado.

Intitulada “Tempo da Travessia”, a Temporada 2021 da SPCD reúne dessa vez, no palco do Teatro Sérgio Cardoso, dois nomes com trajetórias coreográficas intrinsecamente ligadas à SPCD: Lars Van Cauwenbergh e Cassi Abranches. Depois de assinar A Morte do Cisne, em 2019, para a São Paulo, Lars – que também é professor da Companhia – lança “Giselle – Ato II”, inspirada livremente no original de 1841 de Jules Perrot (1810-1892) e Jean Coralli (1779-1854). Apontada por estudiosos como o ápice do romantismo na dança clássica, Giselle vem recebendo inúmeras releituras ao longo dos séculos e agora chega ao repertório da São Paulo Cia. de Dança com cenário original de Vera Hamburger, que incorpora imagens de florestas brasileiras retratadas por Debret, De Clarac, Von Martius e Cássio Vasconcellos. A iluminação é assinada por Wagner Freire, enquanto os figurinos são de autoria de Marilda Fontes.

A temporada se encerra com a premiada “Agora”. Eleita como melhor coreografia de 2019 pelo júri do Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), a obra tem trilha original de Sebastian Piracés, iluminação de Gabriel Pederneiras e figurinos de Janaína Castro. Ela se soma a outras três criadas pela coreógrafa Cassi Abranches para o repertório da Companhia, que inclui ainda Gen (2014), o segundo ato de Schumann ou Os Amores do Poeta (2018) e Respiro (2020).

O público de casa também poderá conferir a temporada no ambiente virtual. Nos dias 2 e 3 de outubro, as apresentações serão transmitidas gratuitamente no canal da SPCD no YouTube e na plataforma Cultura em Casa com acessibilidade para pessoas com deficiência visual via opção de faixa com audiodescrição para Giselle – Ato II. As sessões acontecem às 20h (sábado) e 17h (domingo), com elencos distintos em cada dia, e não ficarão disponíveis posteriormente.

Aos que desejam mergulhar no universo dessas criações, haverá palestra virtuais de mediação sobre o programa. Conduzida por Inês Bogéa, a palestra reuniu no último dia 16 de setembro artistas envolvidos nas obras e aconteceu de forma virtual no canal da SPCD no YouTube e na plataforma Cultura em Casa. A palestra terá reprise nas mesmas plataformas 1 hora antes dos espetáculos presenciais e das apresentações virtuais. No dia 29 de setembro, haverá ainda duas exibições on-line gratuitas de Giselle – Ato II com mediação específica para estudantes e pessoas da terceira idade. As sessões acontecem às 10h e às 15h no canal da SPCD no YouTube e na plataforma Cultura em Casa.

As atividades da São Paulo Companhia de Dança em sua sede são certificadas pelo selo Safe Guard da empresa Bureau Veritas, que atesta o cuidado e adequação do espaço de trabalho ao enfrentamento da Covid-19. Já a atuação dos artistas da SPCD é equiparada ao de atletas de alto rendimento e, por recomendação da Organização Mundial de Saúde, eles se apresentam sem máscara. Esta medida está de acordo com os termos estabelecidos pela Portaria 747 de 2020 da Prefeitura Municipal de São Paulo. Para a segurança de todos, as equipes presentes no Teatro Sérgio Cardoso, bem como os bailarinos e as bailarinas, são testadas diariamente para detecção do Covid-19 durante o período de apresentações.

“Nesta nova fase da Temporada 2021, continuamos a nos cuidar para levar a dança a todos os seus públicos. Este programa é um convite para cada um viajar pelas suas emoções, seja através da força do coletivo e da delicadeza presentes em “Giselle – Ato II” ou da pulsação e da energia marcantes de “Agora”. Seguimos ativos para, junto do público, celebrarmos a vida e a arte”, explica Inês Bogéa, diretora executiva e artística da São Paulo Companhia de Dança.

Os ingressos pra a Temporada da São Paulo Companhia de Dança já podem ser adquiridos pela plataforma sympla.com.br nos valores de R$ 70 (plateia/inteira), R$ 35 (plateia/meia), R$ 45 (balcão/inteira) e R$ 22,50 (balcão/meia).

Quem adquiriu ingressos avulsos para as apresentações previstas para o período de 24 a 27 de junho e não pediu estorno terá seus assentos automaticamente transferidos para as novas sessões conforme abaixo:

INGRESSO ORIGINAL NA SEXTA 25.06 – REALOCADO PARA SEXTA, 24.09 | 20h
INGRESSO ORIGINAL NA QUINTA 24.06 – REALOCADO PARA SÁBADO, 25.09 | 16h
INGRESSO ORIGINAL NO SÁBADO 26.06 – REALOCADO PARA SÁBADO, 25.09 | 20h
INGRESSO ORIGINAL NO DOMINGO 27.06 – REALOCADO PARA DOMINGO, 26.09 | 17h

A entrada no teatro será mediante apresentação do ingresso original, sem necessidade de troca do bilhete. Para mais informações ou eventuais dúvidas sobre o remanejamento, é necessário entrar em contato de terça a sábado, das 14h às 19h, pelo telefone (11) 3288-0136.

Além da temporada presencial da SPCD no Teatro Sérgio Cardoso e das exibições gratuitas no canal da Companhia no YouTube (youtube.com/AudiovisualSPCD) e na plataforma Cultura em Casa (www.culturaemcasa.com.br), o público vai poder conferir bastidores e detalhes das apresentações nos perfis da São Paulo Cia. de Dança no Facebook (@spciadedanca), Instagram (@saopaulociadedanca) e Twitter (@spciadedanca).

São Paulo Companhia de Dança |
Temporada 2021 no Teatro Sérgio Cardoso

Programa presencial
Repertório: Estreia de Giselle – Ato II, remontagem de Lars Van Cauwenbergh | Agora, de Cassi Abranches
Datas: 24, 25 e 26 de setembro
Horários: sexta-feira, às 20h | sábado, às 16h e às 20h | domingo, às 17h
Endereço: Teatro Sérgio Cardoso (R. Rui Barbosa, 153 – Bela Vista, São Paulo/SP)
Valor do ingresso: R$ 45 (balcão/inteira) e R$ 70 (plateia/inteira)
Site para compra: www.sympla.com.br
Capacidade do teatro: 540 lugares
Duração: 1h15 com pausa técnica

Programa on-line
Repertório: Estreia de Giselle – Ato II, remontagem de Lars Van Cauwenbergh, com opção em audiodescrição | Agora, de Cassi Abranches
Datas: 02 e 03 de setembro
Horários: sábado, às 20 | domingo, às 17h
Online: www.youtube.com/AudiovisualSPCD e www.culturaemcasa.com.br

Ficha técnica das obras:

Giselle – Ato II (2021) – ESTREIA
Remontagem: Lars Van Cauwenbergh, a partir da obra de 1841 de Jules Perrot (1810-1892) e Jean Coralli (1779-1854)
Música: Adolphe Adam (1803-1856)
Iluminação: Wagner Freire
Figurino: Marilda Fontes
Cenografia: Vera Hamburger
Assistência de Cenografia: Fernando Passetti
Execução de cenografia (boca de cena e túmulo): Jorge e Denis Produções Cenográficas
Tratamento de Imagens: MR Estúdio Digital
Iconografia: Telão: foto de Cássio Vasconcellos/Bridgeman Images
Pernas: composição com gravuras de Jean Baptiste Debret cedidas pela Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin; de Charles Othon Frederic Jean-Baptiste de Clarac e de Friedrich Philipp von Martius (a partir de Thomas Ender e de Benjamin Mary) – Coleção Martha e Erico Stickel – cedidas pelo Acervo Instituto Moreira Salles

Visagismo: Augusto Sargo
Professora de Interpretação: Vivien Buckup

Este marco do balé romântico acompanha o romance entre a aldeã Giselle e Albrecht, um nobre disfarçado de camponês. Após ser traída por ele, a jovem, que tem o coração frágil, morre. No segundo ato, o príncipe, tomado pelo remorso, visita o túmulo de Giselle, mas é atacado pelas Willis. Elas são espíritos de moças mortas antes do casamento devotados a fazer os homens que ali aparecem a dançarem até seu próprio fim. Giselle – agora também uma willi - busca a todo custo proteger seu amado. O tom de despedida domina a cena: Giselle está pronta para perdoar Albrecht e deixá-lo partir em paz.

Agora (2019)
Coreografia: Cassi Abranches
Trilha Sonora Original: Sebastian Piracés
Iluminação: Gabriel Pederneiras
Figurino: Janaína Castro

“Agora” explora a palavra tempo em seus possíveis significados: musical com dinâmicas e sonoridades; cronológico com lembranças e expectativas; temperatura com diferentes graus e intensidades. A coreógrafa esculpe os movimentos no corpo de cada bailarino a partir dos ritmos musicais da trilha composta por Sebastian Piracés, que utiliza bateria e elementos de percussão afro-brasileiros, misturados ao rock contemporâneo e ao canto. A obra recebeu o Prêmio APCA de melhor coreografia de 2019.

(Carta Campinas com informações de divulgação)