Um ano antes das eleições de 2018, marcada pela fraude jurídica da Lava Jato e pelo uso de fake news pelo Whatsapp, a rejeição a Jair Bolsonaro era de 28%, segundo uma pesquisa do Datafolha feita em novembro de 2017. Nessa mesma pesquisa, o ex-presidente Lula aparecia com 39% de rejeição, 10 pontos a mais do que Bolsonaro. Vale lembrar que nessa época estava em plena campanha midiática a ação da Lava Jato contra Lula.

(foto ricardo stuckert – il)

Na nova pesquisa DataFolha, divulgada neste 17 de setembro de 2021, a rejeição de Bolsonaro saltou 31 pontos percentuais, atingindo o recorde de 59% de eleitores que não votariam nele de jeito nenhum.

A rejeição a Bolsonaro tem o maior índice entre todos os nomes colocados na corrida eleitoral. O ex-presidente Lula aparece estável após 4 anos, com rejeição de 38%. Atualmente a rejeição de Bolsonaro é 21 pontos maior do que a de Lula.

Na pesquisa atual foram entrevistados 3.667 eleitores em 190 cidades nos dias 13 a 15 de setembro, em um levantamento presencial que registra margem de erro de dois pontos percentuais. A rejeição dos outros candidatos foram as seguintes: João Dória (37%) e Ciro Gomes (30%).