“Que Vacina É Essa?”, teatro musical do Coletivo Magawa, pode ser visto no canal no YouTube do Coletivo até domingo, 3 de outubro. Concebido como teatro de rua, foi adaptado para o ambiente virtual devido à pandemia de covid-19.

De uma forma divertida e musical, o Coletivo Magawa revisita os fatos históricos que desencadearam a Revolta da Vacina, movimento popular contra a obrigatoriedade da vacina para proteger da varíola, ocorrida no Rio de Janeiro, então capital federal, no ano de 1904. Na época, os benefícios de se vacinar ainda eram pouco conhecidos e, para complicar, os militares, monarquistas e positivistas criaram uma série de notícias falsas sobre os efeitos colaterais da vacina, como forma de desestabilizar o então presidente do país, Rodrigues Alves, a fim de derrubá-lo do poder.

Goela e Abdias (Guilherme Campos e Daniel Miranda – divulgação)

As semelhanças entre as “fake news” de 1904 e as que ocorrem atualmente sobre as vacinas contra a covid-19 e a briga entre os poderosos pelo comando da nação foram os principais pontos que motivaram a montagem do Magawa. Importante ressaltar que a obrigatoriedade da vacina foi apenas a gota d’água que motivou a revolta popular. A derrubada das moradias da população pobre, entre elas os cortiços, e a truculência da brigada sanitarista, que invadia as casas à procura de ratos e focos de mosquitos, mesmo sem a presença dos moradores, formaram a base para o descontentamento popular que culminou na revolta.

O espetáculo traz conhecidos personagens históricos, como: General Travassos, grande responsável pelo levante militar para derrubar o governo; Teixeira Mendes, positivista e proponente do lema “Ordem e Progresso”, da bandeira nacional, Visconde de Ouro Preto, monarquista; Pereira Passos, então prefeito da cidade do Rio de Janeiro, que comandou as medidas impopulares sobre as reformas urbanas (o bota a baixo) e as sanitárias; Prata Preta, capoeirista e estivador, grande líder popular da Revolta da Vacina; Manduca, parceiro e apoiador de Prata; e finalmente,
Oswaldo Cruz, médico e cientista, responsável por livrar o país das epidemias de varíola, febre amarela e peste bubônica.

General Travassos, Teixeira Mendes e Visconde de Ouro Preto (Foto: Divulgação)

Entre os personagens fictícios, encontramos os moradores do simpático cortiço: Deolinda, dona estabelecimento, portuguesa de ascendência preta, que luta para mantê-lo de pé sob a proteção de Prata Preta e Manduca; Abdias, que vem temperar o samba carioca e a capoeira com sua baianidade; Goela, menino órfão, protótipo do malandro carioca; Cigana, mística, cheia sortilégios e premonições; Operário, líder consciente de sua classe.

No cortiço, temos o retrato da população pobre e excluída, esquecida dos poderosos que brigavam pelo poder. Ainda entre os excluídos, temos o ambulante, que viu uma oportunidade de comércio na medida criada pelo governo de comprar ratos para diminuir sua população.

Formado pela união da Cia. Athaurfa e Grupo Benditos Calvos, com dramaturgia e letras das músicas de Gisele Jorgetti e arranjos de Daniel Miranda, Guilherme Campos e Paulo Zarta, “Que Vacina É Essa?” traz alegria, diversão e informação.

“Venha cantar com o coletivo Magawa! O Coletivo Magawa acredita na ciência, na arte e na defesa de um sistema de saúde gratuito e de qualidade para todos. Defenda o SUS!”, dizem.

“Que Vacina é Essa?”
Quando: 29/09, às 20h.
Onde: canal do Coletivo magawa no YouTube. Acesso: linktr.ee/magawa.
Créditos:
Drieção e dramaturgia: Gisele Jorgetti
Direção Musical: Daniel Miranda e Paulo Zarta
Músicas: letras – Gisele Jorgetti; arranjos – Guilherme Campos, Daniel Miranda e Paulo Zarta.
Elenco: Daniel Miranda (Abdias), Guilherme Campos (Goela e Visconde de Ouro Preto), Karen Pessoa (Teixeira Mendes e Cigana), Matheo Ferreira (Oswaldo Cruz e Mestre de Cerimônias), Matheus Sousa (Manduca e Operário), Paulo Zarta (Prata Preta e Ambulante), Simone Rodrigues (Dona Deolinda) e Thairine Barbosa (Pereira Passos e General Travassos).
Sonorização: Paulo Zarta
Cenário e figurinos: Simone Rodrigues
Adereços: Gisele Jorgetti, Karen Pessoa e Simone Rodrigues.
Desenho do estandarte (rata Magawa): Emerson Dias
Confecção do estandarte: coletivo.
Iluminação: Gisele Jorgetti e Matheo Ferreira
Identidade Visual: Matheus Sousa
Filmagem: Gisele Jorgetti e Matheo Ferreira.
Edição de vídeo: Matheus Sousa e Daniel Miranda
Produção: Gisele Jorgetti
Assistente de produção: Thairine Barbosa
Proponente: Daniel Miranda

A realização do projeto “Que Vacina É ESSA?” acontece graças à Lei Aldir Blanc n°14.017/2020, com agradecimento à Prefeitura de Hortolândia e à Secretaria de Cultura de Hortolândia.

(Carta Campinas com informações de divulgação)