O projeto ‘Descobertas’, uma iniciativa do Centro Cultural São Paulo (CCSP) com a estilista Vicenta Perrotta e o Ateliê TRANSmoras, é um projeto de residência artística em costura que multiplica a tecnologia social feita por pessoas trans e travestis e serve de plataforma criativa para a comunidade envolvida.

O projeto busca fomentar o trabalho coletivo e documenta os processos artísticos em uma série de aulas online.

Em cinco aulas online abertas ao público e facilitadas pela estilista Vicenta Perrotta, Antonia Moreira, Rafa Kennedy, Manauara Clandestina e Diran Castro propõem que se crie versões de peças do próprio guarda-roupa.

O grupo discute proposições de futuro baseadas na cosmovisão trans, enquanto desenvolvem, em conjunto a outras estilistas e criativas trans mapeadas, a pedagogia do lixo, um experimento que põe em prática um questionamento profundo da sustentabilidade, usando o descarte têxtil transmutado em novas formas e funções.

O Ateliê TRANSmoras, proponente do projeto, identificou uma relação íntima entre pessoas trans e a moda. O lixo é um estereótipo de algo que não se encaixa mais à norma social e imagética, descartado pela sociedade. O corpo trans também é lido como um estereótipo que também não se encaixa nas normas sociais estabelecidas. As discussões abordarão o processo de visualizar a potência em materiais descartados enquanto possibilidade de criar estratégias de autonomia financeira e potencializar corpas que passam por inúmeros processos de invisibilização social. O projeto contempla essa visão da potencialidade, onde o lixo e a corpa se deslocam do lugar de resíduo, de não-função, para protagonismo de um projeto de vida.

O projeto se encerra com um Fashion Filme que coloca em cena as peças produzidas, fomentando um produto que é ao mesmo tempo radical em sua proposição epistemológica e viável economicamente como meio de geração de renda com baixo custo de entrada. A obra visual além de dar visibilidade às tecnologias desenvolvidas contextualiza os processos de cada residente durante o projeto, revelando as histórias por trás de cada fio.

As aulas acontecem até o dia 23 de setembro, terças e quintas-feiras, das 15h às 18h no YouTube do Centro Cultural São Paulo.

(Carta Campinas com informações de divulgação)