De 10 a 23 de setembro, acontece a Mostra Virtual Cia Corpo Santo – 15 anos de história, em que a Cia Corpo Santo vai celebrar seus 15 anos de resistência com a transmissão de dois espetáculos, Lugar Incomum (2011) e Tão Logo (2016), dois trabalhos emblemáticos dentro da sua trajetória.

“Em 2016, comemorávamos 10 anos e realizamos uma de nossas peças mais marcantes, o Tão Logo que ficou em cartaz em duas temporadas, se encerrando no início de 2017. Após esse período, decidimos que deveríamos descansar. Nos auto presenteamos com um ano sabático. 

(Foto: Maycon Soldan)

Final de 2018 e 2019, retomamos ideias e projetos advindos desse ano de descanso, porém, em 2020, nós e o restante do mundo tivemos que parar, não por opção, mas por conta de algo que jamais esperávamos que acontecesse fora dos palcos ou das telas, uma pandemia mundial.

Desde então, fomos forçados a entrar em reclusão. As marcas de plural, aqui, servem para o mundo todo. Nossas mentes inquietas tiveram que cessar; se isolar. 

Olhando para as telas, agora mais do que nunca, nos deparamos com a morosidade da vida e com o poder do tempo. Tempo esse que antes era um e agora já não é mais. Nos deparamos com esse saudosismo cercado de tristezas, medos e angústias de não mais podermos ser seres sociais. Apenas virtuais. 

Nos deparamos com esse tempo de notícias tristes e que são um prato cheio para os telejornais. Até mesmo esses, acostumados a se alimentar das desgraças da humanidade, não estavam preparados para tantas mudanças. 

Mudanças essas que nos afetam e afetarão, inclusive, para repensarmos qual o papel da arte.

E no meio dessa turbulência, vamos debutar, mas não será possível entrar em uma sala de estudos como antes. Não será possível os corpos ocuparem o mesmo espaço na intenção de criarmos nossas histórias, muito menos que corpos diversos interajam conosco em nossas apresentações. 

Nossa festa de debutantes será online e cheia de saudosismo. Prestaremos uma grande homenagem ao nosso grupo, às pessoas que passaram por ele e aquelas que se mantém por aqui. Nossa festa será uma homenagem ao nosso público que sempre nos acompanhou e abraçou nossas histórias com afago e fogo! São tantas amizades e encontros que tivemos durante esses anos!

Desse modo, nossa festa será para manter nossas memórias e amor ao teatro vivo!”, escrevem os atores.

Na semana de 10 a 16 de setembro, o grupo vai exibir uma gravação de sua peça comemorativa de 5 anos, o Lugar Incomum. Já entre 17 e 23 de setembro, é a vez de Tão Logo, montada em comemoração aos seus 10 anos. 

Os links serão disponibilizados nas redes sociais da Cia Corpo Santo, as transmissões serão exibidas pelo canal no Youtube do grupo.

Lugar Incomum – A Experiência ou Pinturas em Exposição 

Lugar Incomum – Versão comemorativa (Imagem: Divulgação)

DE 10 A 16 DE SETEMBRO NO YOUTUBE

A peça Lugar Incomum ocupa em nossa trajetória um lugar bastante importante e especial. Um trabalho que inaugura a amplitude de pensamento já introjetado dentro do grupo a respeito de um teatro mais imagético e ligado a estéticas que rompem certos padrões teatrais de nossa época.

“Pensar nesse trabalho sendo reapresentado numa transmissão virtual, só demonstra, e endossa, a atualidade existente nessa obra, se, em 2011, o experimento causava grande frisson para um público mais conservador, imaginamos que agora, a peça se faz ainda mais incomoda para esse Brasil de 2021”, nas palavras do diretor.

Ousado, atual e diferente, esse espetáculo permitirá que seus espectadores experimentem sensações que extrapolam o nível do entendimento. O palco se tornará uma tela em branco, em que cada cena, cada imagem executada pelos atores, se manifestará como pinturas dentro de uma sala de exposição, em que o interlocutor ocupa um lugar ativo no processo, afim de descobrir o que se deseja transmitir com cada história levada à cena, exigindo do indivíduo sua total atenção para desvendar os temas retratados apenas através de imagens, sem a presença do texto falado.

Informações Técnicas:

Direção – Douglas Chaves;

Em cena: Luis Binotti, Jefferson Leardini, Cristiane Crussy, Kathlin Christine, Wal Buarque, Verônica Rocha e Jefferson Domingues;

Assistência Técnica: Diego Consoline e Douglas Chaves;

Filmagem e Edição de vídeo: Diego Consoline.

Tão Logo – Um caos organizado no tempo

(Foto: Ricardo Raggi)

DE 17 A 23 DE SETEMBRO NO YOUTUBE

O cenário é o reencontro desses amigos depois de 10 anos. 

Um jantar regado a muito vinho e saudosismo cria esse ambiente cheio de recortes temporais. As lembranças e memórias viajam por entre os anos, por entre o que é real e o que é irreal; o que é lembrança ou desejo. 

Tão Logo nos coloca diante do impacto do tempo nas nossas vidas: o passado, o agora, e o que virá. 

Criamos uma dança com peças de quebra-cabeças que são juntadas (ou não) por entre o espetáculo. Peças que nos conectam com nossas incertezas, com nossas fragilidades, com versões diferentes de nós mesmos. 

Em vários momentos, já não é possível diferenciar teatro de realidade. Se é que isso seja algo realmente possível…

“Como informação adicional, é necessário chamarmos atenção para essa filmagem em especial, realizada pelo nosso amigo Jurssa Santos, da Relógio Urbano, que conseguiu captar por meio das lentes da máquina tudo o que queríamos que fosse captado com o coração”, lembram.

Informações Técnicas:

Direção e Dramaturgia – Douglas Chaves;

Em cena: Douglas Chaves, Elaine Avila, Jefferson Leardini, Luis Binotti e Wal Buarque;

Participações: Elaine Vilela, Lucas Januário, Marina Branco e Paloma Barreto;

Assistência Técnica: Diego Consoline e Leonardo Monteiro;

Filmagem e Edição de vídeo: Relógio Urbano.

A Cia. Corpo Santo começou a desenvolver seus trabalhos a partir de 2006, buscando um trabalho experimental, com linguagem diferenciada para cada nova montagem. O foco do grupo é o ator criador, que está ligado intimamente ao processo criativo através da pesquisa, jogos e exercícios que valorizam a construção da nova cena teatral que revela-se no contexto da atualidade.

Hoje, tem como objetivo atingir o público adulto, questionando temas contemporâneos, estreitando o diálogo e levantando reflexões pertinentes para a construção do pensamento individual.

Entre seus 15 espetáculos já montados, destacam-se “O Despertar da Primavera” (2007), “As Criadas” (2008), “Lugar Incomum” (2011), “Ofélia Morta!” (2015) e “Tão Logo” (2016), por serem montagens que ganharam reconhecimento de público e crítica, recebendo prêmios em festivais de teatro dentro do Estado de São Paulo.

INSTAGRAM: @CIACORPOSANTO

FACEBOOK: CIA CORPO SANTO

YOUTUBE: CIA CORPO SANTO

(Carta Campinas com informações de divulgação)