Online – A exposição virtual Cinco pintores visitam Hercule Florence, que pode ser vista por meio da plataforma Google Arts & Culture, apresenta uma seleção de imagens do artista e inventor Hercule Florence (1804-1879) e de trabalhos visuais de outros artistas, realizados no início do século 20 a partir dos originais de Florence. Tais imagens deram origem à construção de um panorama visual do passado oitocentista da província de São Paulo. A mostra é uma parceria entre o Instituto Hercule Florence (IHF) e o Museu Paulista da Universidade de São Paulo (MP/USP), mais conhecido como Museu do Ipiranga. O projeto para reunir essas obras foi idealizado pelo historiador Afonso d’Escragnolle Taunay (1876-1958), diretor do Museu Paulista entre 1917 e 1945, no contexto das comemorações do primeiro centenário da independência do Brasil.

(Imagem: Divulgação)

Ao longo de sua gestão, Taunay selecionou 120 desenhos de Florence da primeira metade do século 19, que foram então registrados em reproduções fotográficas, em negativos de vidro ou cópias em papel, entre 1917 e 1943. A partir desses negativos foram executados 91 trabalhos (entre pinturas, desenhos e azulejos), encomendados por Taunay a renomados artistas atuantes no estado de São Paulo. No dia 7 de setembro de 1922, após um período de reforma, o Museu Paulista foi reaberto, com a inauguração de cinco salas de exposição, entre elas a Sala A12, “Consagrada à antiga iconografia paulista”.

Denominado por Taunay como “Patriarca da Iconografia Paulista”, Florence retratou em seus desenhos e aquarelas temas como a rota das monções (expedições fluviais), fazendas, igrejas, tipos sociais, festas, o trabalho na lavoura e as moradias. Os registros, de notável importância histórica, formam um raro conjunto iconográfico sobre o interior do estado e têm papel fundamental na formação do imaginário paulista.

A mostra on-line destaca uma seleção de telas da Sala A12, suas matrizes e documentos textuais. São oito telas pintadas por cinco diferentes artistas: Alfredo Norfini (1867-1944), Henrique Távola (1851-?), Oscar Pereira da Silva (1867-1939), Adrien Henri Vital van Emelen (1868-1943) e Niccoló Petrilli (datas de nascimento e falecimento desconhecidas). Os trabalhos retratam os temas Cavalhadas em Sorocaba, em 1830Monções, navegação para o Mato Grosso; e Tipos antigos. Completam a mostra quatro negativos de vidro, uma fotocópia, cinco desenhos (todos de Florence), além de dois recibos.

A curadoria da exposição é da Dra. Ana Paula Nascimento, pesquisadora colaboradora do MP/USP, com pós-doutorado pela FAU/USP. Ana Paula explica que “buscou-se destacar nas telas escolhidas os acréscimos, as retiradas e as junções de trabalhos de Hercule Florence. A exposição igualmente destaca escritos de Florence sobre as Cavalhadas de Sorocaba, que ele assistiu em 1830, e alguns dos recibos das encomendas efetuadas – material pouco explorado nas pesquisas tanto sobre Florence como dos artistas evidenciados”.

Ainda segundo a pesquisadora, “[…] destes artistas, Alfredo Norfini e Henrique Távola foram os que realizaram mais encomendas naquele período: oito e dez, respectivamente. As duas obras selecionadas fazem parte da série Cavalhadas em Sorocaba, em 1830. Por sua vez, Oscar Pereira da Silva produziu, além de outras telas, duas obras para a série Monções, navegação para o Mato Grosso. Já Adrien Henri Vital van Emelen, para Tipos antigos, assim como Niccoló Petrilli”.

Leia também o artigo “Imagens são desafios”, da jornalista e escritora Cecília Prada, no site do IHF: https://ihf19.org.br/pt-br/notas-reflexoes/imagens-sao-desafios-sobre-exposicao-cinco-pintores-visitam-hercule-florence,25

(Carta Campinas com informações de divulgação)