O pacote de medidas contra a população, promovido com o golpe contra a democracia e Dilma Rousseff em 2016, tirou o Brasil da rota de crescimento. Desde o início dos governo petistas, a taxa de crescimento da economia brasileira acompanhava a média mundial, segundo gráfico divulgado pela economista Júlia Braga, da Universidade Federal Fluminense (UFF). “Desde 2015 o Brasil acumula crise atrás de crise. Estamos 25% defasados em relação ao crescimento médio do mundo. Em 2022 essa defasagem pode aumentar mais”, anotou Julia Braga.

(imagem twitter – julia braga)

Em 2015, ano da preparação do golpe com grande apoio midiático, o crescimento econômico brasileiro se desloca do mundial e continua à deriva e patinando até hoje.

O boicote de parte da elite começou antes, mas naquele ano de 2015 houve uma intensificação dos ataques diuturnamente contra toda e qualquer medida governamental até culminar com o golpe parlamentar.

O governo ficou praticamente paralisado na Câmara Federal, com Eduardo Cunha na presidência (depois foi preso), com decisões políticas no Judiciário e da Lava Jato e com massivo ataque da mídia empresarial que absorveu propagadores de fake news da extrema direita.

O Golpe de 2016 trouxe consigo um pacote de medidas neoliberais para concentrar renda, o que destruiu a capacidade de recuperação: reforma trabalhista, reforma da previdência e congelamento de investimento em Saúde e Educação entre outros.

Veja mais notícias que tiraram o Brasil da rota do crescimento:

Dívida do Brasil explodiu após o golpe parlamentar de 2016, revela Banco Central

Pobreza e desigualdade crescem no Brasil desde o início do golpe parlamentar de 2016

Golpe de 2016 empobreceu o Sudeste e até os ricos perderam renda, mostra IBGE