Em plena pandemia de Covid-19, os EUA impedem e fazem de tudo para que a população de Cuba não tenha acessos a medicamentos, equipamentos médicos e até oxigênio, em uma das medidas mais desumanas promovidas pelo governo norte-americano em 60 anos de bloqueio contra a ilha.

(foto de vídeo)

Em entrevista ao Democracy Now, Carlos Fernández Cossío, diretor para assuntos dos EUA do Ministério das Relações Exteriores de Cuba, afirmou que o governo dos EUA impede que os doentes de Cuba recebam oxigênio. “É proibido por lei nos EUAs a exportação de oxigênio para Cuba ou produtos médicos. Você pode até conseguir uma licença após uma negociação muito complicada com empresas que poderiam correr o risco de exportar para Cuba produtos médicos e oxigênio. Mas na prática, é proibido. Ou mesmo comprar em qualquer outro país do mundo esses produtos médicos que tenham 10% de tecnologia produzida nos EUA”, afirmou em entrevista divulgada esta semana.

O representante de Cuba também afirmou que não houve mudanças na política dos EUA com a eleição de Joe Biden. “A política do governo Biden em relação a Cuba hoje tem sido a política do governo Trump em relação a Cuba”, disse. Veja abaixo a entrevista.