As inscrições estão abertas para o curso online “A Verdade do Cinema”, com o Prof. Dr. Leandro da Silva Oliveira, que acontece nos dia 15, 22, 29 de setembro e 06 de outubro de 2021, quartas-feiras, às 20h. O curso é realizado pela Rabeca Cultural, espaço localizado em Sousas.

O curso explora a ideia do filme como espaço expandido, ou seja, a ideia de que o filme não se esgota naquilo que vemos na tela, mas dialoga e se confunde com a realidade da qual e para a qual existe.

Cena de ‘Branco Sai, Preto Fica’

Partindo da análise formal em perspectiva sociológica de uma série de filmes notáveis da filmografia brasileira tais como ‘Notícias de uma guerra particular’, ‘Eles não usam Black Tie’, ‘Rio, 40 graus’, ‘Cidade de Deus’, ‘Tropa de Elite’, ‘Linha de Passe’, ‘Branco Sai, Preto Fica’ e ‘O Som ao Redor’, explora as ambiguidades constituintes do filme como matéria ao mesmo tempo estética e histórica. 

O cinema brasileiro contemporâneo, particularmente aquele empenhado numa revisita aos temas da periferia, da violência e da desigualdade, finda por atualizar alguns aspectos do trânsito entre o filme e o contexto social, entre estética e política, tema e forma, entre ficção e realidade. 

A noção de expansão ou alargamento difere da ideia mais comumente aceita de que o filme é atravessado pela realidade, porque a ideia de atravessamento não dá conta do tipo de relação que se estabelece entre a realidade fílmica e a realidade fenomenológica, como veremos. 

Tampouco nos ajuda a ideia de interdependência entre o filme e a realidade. Para efeito de análise, o filme pode ser concebido como “artefato finalizado”, ou seja, é uma narrativa fechada que será idêntica a si mesma sempre que projetada. Por outro lado, é também verdade que os variados mecanismos que concorrem para a realização do filme se amalgamam de tal modo ao que “se vê em tela” que conformam um narratio continuum: uma realidade narrativa alargada. 

Sublinha, contudo, que esta é uma abordagem situada, uma tentativa de compreender aspectos distintivos, embora não exclusivos, de um conjunto de filmes realizados no Brasil em um período particular e em um contexto definido. 

Aula 1

A sociologia e a antropologia como pano de fundo de uma tradição do cinema brasileiro; 

Tendências da Retomada do cinema no Brasil em meados dos anos 1990; 

A favela em Rio 40 Graus e em Cidade de Deus; 

O corpo e a voz como figurações do encontro etnográfico; 

Os sentidos e atributos do narrador intradiegético; 

A câmera como metáfora da relação de alteridade em Cidade de Deus (2002). 

Aula 2 

A tradição do documentário no Brasil; 

As tensões e diálogos entre ficção e documentário; 

Pensando o Brasil através do cinema: imagens recorrentes nos filmes de Walter Salles; 

Uma imagem de Brasil: futebol, periferia, evangelicalismo e patriarcado em Linha de Passe (2008); 

O diálogo entre os filmes dos irmãos Salles. 

Aula 3 

A figura do policial no cinema brasileiro; 

A voz over e o protagonista ‘em situação’ como expedientes narrativos; 

Notas de um Brasil autoritário e violento em Tropa de Elite (2007, 2010); 

A não integração das populações marginalizadas à cidade e a reação conservadora das classes médias urbanas;  

O Grande Imagista como produtor de sentido no filme. 

Aula 4 

Cotejo entre as perspectivas de ‘O som ao redor’ (2013) e ‘Branco sai, Preto fica’ (2014);

“De nós fabulamos nós mesmos”: uma inflexão na tradição do “cinema social”;

O corpo como sentido profundo da narrativa fílmica; 

A classe média se olha no espelho e não gosta do que vê; 

A história do brasil vista a partir do microcosmo de uma rua em Recife;

A verdade do documentário em xeque: o embaçamento entre realidade e ficção.

A Verdade do Cinema

Prof. Dr. Leandro da Silva Oliveira

15, 22, 29 de setembro e 06 de outubro de 2021

Quartas-feiras

20h

Quatro aulas Online pelo aplicativo Zoom

Rabeca Cultural

R$ 120,00 as 4 aulas ao vivo

R$ 160,00 ao vivo mais gravações

R$ 40,00 cada aula avulsa

R$ 40,00 cada gravação

Inscrições e mais informações pelo whatsapp 19 997206186

(Carta Campinas com informações de divulgação)