No próximo dia 12 de setembro, domingo, às 19h, a Rabeca Cultural convida, após um ano e meio sem shows presenciais, para o concerto “Dos Primórdios ao Nuevo Tango” com Thadeu Romano Trio, em homenagem ao compositor Astor Piazzolla que teria feito 100 anos neste ano de 2021.

Tango é uma maneira de viver, de sentir e conceber apaixonadamente a existência e o mundo, expressado por um conjunto de artes unidas, por seus artistas, sua estética e pelas circunstâncias de sua história. Dança de sedução, o tango cultiva o prazer, o desejo, o encontro dos corpos entrelaçados. Desde o impulsionador Carlos Gardel ao inovador Astor Piazzolla, passando por Stravinsky ou Kurt Weill, muitos foram os artistas que contribuíram para a ascensão do tango argentino.

(Foto: Mirna Modolo)

Com efeito, o tango tem algo de diferente das demais músicas, fala-nos aos sentidos e suscita movimentos no espírito do espectador, pela alegria e entusiasmo, pela melancolia e dramatismo, o tango é uma arte de interpretação. É uma música de espécie popular não folclórica, regrada num compasso que se realiza em parte como improvisação e em parte com passos já consagrados e codificados. Uma excelente capacidade técnica, facilidade de improvisação e um grande conhecimento musical, são requisitos indispensáveis para se tocar o Tango.

Hoje em dia o tango vive, não como o fenômeno de massas que o engendrou nos primórdios, mas sem nenhuma dúvida como elemento identificador da alma portenha e em permanentes evocações espalhadas por todo o mundo. Dos Primórdios ao Nuevo Tango, o Trio utiliza o bandoneon, o violino e o piano pra contar ao público uma parte da história desse ritmo portenho, desde o tango-milonga até Piazzolla, mesclando tradição e novos tangos numa primorosa interpretação instrumental.

O compositor e arranjador Thadeu Romano iniciou seus estudos em música aos 15 anos e mesmo antes de completar sua formação erudita já se apresentava em concertos para acordeon. Inquieto e ávido por novas experiências musicais, é da nova safra de músicos talentosos, que transitam pelas mais diferentes formas de gêneros musicais, abrindo novas possibilidades para os instrumentos de fole como acordeon e bandoneon. Seu repertorio de estudo e execução musical é muito vasto e abrange do popular ao erudito, como a música latino-americana (em especial destaque ao choro brasileiro), norte-americana, clássicas e os folclores europeus, além de composições próprias que o levaram a tocar ao lado de grandes nomes da música como Bibi Ferreira, Antônio Nóbrega, Yamandú Costa, Renato Borghetti, Renato Teixeira, Danilo Caymmi, Cristovão Bastos, Proveta, Marina de La Riva, Roberta Miranda, Zizi Possi, Geraldo Azevedo, Dominguinhos, Oswaldinho, Toninho Ferragutti, François de Lima, Luiz Guello, Laércio de Freitas, Carlos Malta, Rodrigo Sater e Fernanda Porto.

Wanessa é natural de São Paulo, se dedica ao violino popular e erudito e é uma das fundadoras do Quarteto Fios de Choro. Em 2017, o Fios de Choro lançou seu primeiro disco “TRAMA”. Foi premiada em 2º lugar no Prêmio Nabor Pires Camargo, de Indaiatuba, em Abril de 2018. Participou do programa “O Brasil Toca Choro” da TV Cultura Com o Quarteto Iapó, participou das gravações dos discos do Mestrinho, Vanessa Moreno, Sandro Haick, Carol Panesi e também gravou como convidada dos discos de Ricardo Valverde, Malú Lomando e Thadeu Romano. Em janeiro de 2020, participaram também do Festival Jazz a la Calle, no Uruguai. Em julho 2021 lançou seu trabalho solo, no SESC Instrumental.

Bruno Monteiro é formado em piano pela USP em 2003 e tem experiências em diversas áreas artísticas. Foi fundador de dois grupos de música instrumental (Seis com Casca e Ladaalado). Com eles se apresentou em diversas cidades do Estado de São Paulo e em países como Suíça, França, Alemanha e em diversas cidades da Rússia. Gravou dois CDs com o Seis com Casca. Escreveu, junto com Nana Lacerda, três livros infantis (O Palhaço Vazio e a Bailarina Solidão, Sonhos de mel, ambos editados pela IMEPH e Shablull, um livro disponibilizado na Google Play para celulares Android). Todos os livros acompanham CD com músicas compostas para as histórias, produzidas e executadas pela dupla. No caso de Shablull há uma trilha incidental. No teatro participa desde 1998 como pianista, compositor de trilha e diretor musical.

Dos Primórdios ao Nuevo Tango

Thadeu Romano Trio

Thadeu Romano, Bandoneon

Wanessa Dourado, Violino

Bruno Monteiro, Piano

Direção Musical Thadeu Romano

Produção LuLopes

Dia 12 de setembro de 2021

Domingo

19h

Presencial Livre

Rabeca Cultural

Av. Dona Maria Franco Salgado 250, Sousas, Campinas, SP

Obrigatório uso de máscaras

Ingressos R$ 40,00 (Limitados)

Ingressos antecipados R$ 30,00, até dia 11 de setembro, sábado

Mais informações e compra de ingressos antecipados apenas pelo whatsapp 19 997206186

(Carta Campinas com informações de divulgação)