A partir do dia 14 de setembro, terça-feira, o Sesc Campinas realiza um intenso ciclo de debates online que tem o intuito de discutir as diversas formas de violências ocorridas contra as mulheres, as inúmeras formas de luta para que isso não ocorra e a busca por direitos e existências.

“As mulheres são vítimas, historicamente, de violências sistêmicas no âmbito público e privado. Durante o período de pandemia e isolamento social, os números e índices das violências cometidas contra as mulheres só aumentaram. As Promotoras legais populares são referência no trabalho com educação popular jurídica feminista. Nesse ciclo de debates elas trarão reflexões e pontos importantes no cenário de enfrentamento da violência de gênero e raça, além de promover conexões e fortalecer as mulheres frente a essa realidade’, declara Gabriella Rancan, técnica de programação do Sesc Campinas.

(Imagem: Sesc – Divulgação) (Crédito fotos: Wagner Cesar de Carvalho Mineiro, Ilya Batia de Oxum, Sidélia Silva, Raquel Teixeira, Leticia Faria)

O projeto “Mulheres e Violências” tem início com o evento “Histórias da Luta e Combate à Violência contra as Mulheres” (dia 14/9, terça, às 19h – Grátis – Livre (participação on-line mediante inscrição – https://inscricoes.sescsp.org.br/online/#/inscricao) que procurará refletir sobre o acúmulo de estratégias e práticas emancipatórias desenvolvidas por mulheres, tendo como base questões relacionadas com a violência contra o gênero feminino. Além disso, será realizado o destaque entre teoria e prática da história de luta contra a violência, bem como, trazer à tona experiências e nomes esquecidos pela história.

“Violência no Trabalho e Direitos” (dia 21/9, terça, às 19h – Grátis – Livre (participação on-line mediante inscrição – https://inscricoes.sescsp.org.br/online/#/inscricao), por sua vez, versará sobre a violência no mundo do trabalho, que impõe condições distintas entre homens e mulheres e entre mulheres negras e brancas, reforçando o padrão de desigualdade e violência. A ausência de proteção dos direitos trabalhistas e a violência cotidiana são parte das lutas das mulheres por igualdade e justiça.

Em “Violência em Contextos de Privação de Direitos” (dia 28/9, terça, às 19h – Grátis – Livre (participação on-line mediante inscrição –https://inscricoes.sescsp.org.br/online/#/inscricao) serão discutidas as violências contra as mulheres em cenários de privação de liberdade e direitos, em particular na situação de cárcere e no tráfico de mulheres, ampliando a percepção da violência institucional e do caráter sistêmico dessas questões.

Encerrando o ciclo, “Assistência Social e Saúde” (dia 5/10, terça, às 19h – Grátis – Livre (participação on-line mediante inscrição –https://inscricoes.sescsp.org.br/online/#/inscricao) discute as experiências feministas contra a violência e a marginalização no âmbito da assistência social e da saúde pública, destacando vários temas, tais como, violência obstétrica, discriminação e violência institucional, enfocando também mulheres LBTT (Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais) em situação de rua e usuárias de drogas.

O projeto contará ainda com a participação das Promotoras Legais Populares (PLP’s) de Campinas e parceiras. Também conhecidas em toda a América Latina como “agentes multiplicadoras de cidadania”, elas são lideranças comunitárias que orientam mulheres cujos direitos foram violados a ter acesso à Justiça e aos serviços que devem ser procurados quando algo assim acontece. Em geral, agem no enfrentamento da violência e das discriminações de gênero, de orientação sexual e de raça, atuando em comunidades, sindicatos, escolas, hospitais, postos de saúde e afins.

As vagas online são limitadas e serão preenchidas mediante inscrição através do endereço https://inscricoes.sescsp.org.br/online/#/inscricao, de acordo com o dia e o horário de cada atividade.

Todos os debates serão transmitidos pela plataforma Zoom, com o envio de um link apenas aos inscritos até o dia da atividade.

DIA 14/9 | terça-feira

Ações para a Cidadania :: HISTÓRIAS DA LUTA E COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

Com Magali Mendes, Sidélia Silva e mediação de Julia S. Abdalla. Encontro on-line para a reflexão sobre o acúmulo de estratégias e práticas emancipatórias desenvolvidas por mulheres, tendo como base questões relacionadas com a violência contra a mulher. Além disso, será realizado o destaque entre teoria e prática da história de luta contra a violência, bem como, trazer à tona experiências e nomes esquecidos pela história.

Dia 14/9, terça, às 19h.

Grátis. Livre.

Inscreva-se através do endereço https://inscricoes.sescsp.org.br/online/#/inscricao a partir das 14h do dia 31/8.

Vagas limitadas.

A atividade acontecerá na plataforma Zoom, através do envio de link (apenas para os inscritos), até o dia da atividade.

DIA 21/9 | terça-feira

Ações para a Cidadania :: VIOLÊNCIA NO TRABALHO E DIREITOS

Com Regina Teodoro, Raquel Teixeira e mediação de Paola Fernanda Silva Mineiro. O encontro on-line versará sobre a violência no mundo do trabalho, que impõe condições distintas entre homens e mulheres e entre mulheres negras e brancas, reforçando o padrão de desigualdade e violência. A ausência de proteção dos direitos trabalhistas e a violência cotidiana são parte das lutas das mulheres por igualdade e justiça.

Dia 21/9, terça, às 19h.

Grátis. Livre.

Inscreva-se através do endereço https://inscricoes.sescsp.org.br/online/#/inscricao a partir das 14h do dia 7/9.

Vagas limitadas.

A atividade acontecerá na plataforma Zoom, através do envio de link (apenas para os inscritos), até o dia da atividade.

DIA 28/9 | terça-feira

Ações para a Cidadania :: VIOLÊNCIA EM CONTEXTOS DE PRIVAÇÃO DE DIREITOS

Com Iya Batia de Oxum, Rosa Maria Silva dos Santos e mediação de Julia S. Abdalla. Nesse encontro on-line serão discutidas as violências contra as mulheres em contextos de privação de liberdade e direitos, em particular na situação de cárcere e no tráfico de mulheres, ampliando a percepção da violência institucional e do caráter sistêmico dessas questões.

Dia 28/9, terça, às 19h.

Grátis. Livre.

Inscreva-se através do endereço https://inscricoes.sescsp.org.br/online/#/inscricao a partir das 14h do dia 14/9.

Vagas limitadas.

A atividade acontecerá na plataforma Zoom, através do envio de link (apenas para os inscritos), até o dia da atividade.

DIA 5/10 | terça-feira

Ações para a Cidadania :: ASSISTÊNCIA SOCIAL E SAÚDE

Com Camila de Godoi, Leticia Faria e mediação de Paola Fernanda Silva Mineiro. Discussão sobre as experiências feministas contra a violência e a marginalização no âmbito da assistência social e da saúde pública, destacando temas como: violência obstétrica, discriminação e violência institucional, enfocando também mulheres LBTT (Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais), em situação de rua e usuárias de drogas.

Dia 5/10, terça, às 19h.

Grátis. Livre.

Inscreva-se através do endereço https://inscricoes.sescsp.org.br/online/#/inscricao a partir das 14h do dia 14/9.

Vagas limitadas.

A atividade acontecerá na plataforma Zoom, através do envio de link (apenas para os inscritos), até o dia da atividade.

(Carta Campinas com informações de divulgação)