Ícone do site CartaCampinas

Ciclo de conversas ‘Memórias da Cena Campineira’ busca mapear as histórias das artes cênicas na cidade

Quais são as histórias das Artes da Cena em Campinas guardadas no baú da memória? Para mergulhar nesse tesouro ainda a ser explorado, a Câmara Temática das Artes da Cena de Campinas (CTAC) promove o ciclo de conversas “Memórias da Cena Campineira”, de 16 a 19 de setembro de 2021, aberto ao público, com transmissão pelo YouTube do CoMCult (https://www.youtube.com/CoMCultCampinas). O encerramento acontece na data especial que revisita o Dia Nacional do Teatro.

IMAGO (Foto: Maycon Soldan)

Durante os quatro encontros do ciclo, realizado em parceria com a Federação Campineira de Música, Teatro e Audiovisual (FECAMTA), e com o Conselho Municipal de Cultura (CoMCult), artistas de vários segmentos irão contar e ouvir algumas memórias, na tentativa de mapear, contextualizar e procurar estratégias para criar arquivos em diálogo com o efêmero das artes cênicas.

“Somos artistas da sociedade civil de Campinas, cujo interesse apaixonado nas trajetórias das Artes da Cena em nossa cidade propõe o diálogo como forma de resgate e perpetuação da história. Vamos conversar sobre teatros de grupo, teatros negros, cidadania, formação teatral e finalizar com algumas perspectivas nacionais”, destaca Pamella Villanova, artista arte educadora, parte da organização do evento.

Segundo a diretora e pesquisadora das Artes da Cena, Tiche Vianna, durante a programação será apresentado o acesso à ferramenta linktree, que agregará as informações sobre as memórias das artes da cena na cidade e as colaborações que serão enviadas posteriormente.

“Entendemos que o mapeamento da memória das Artes da Cena e de todas as linguagens artísticas é uma ação importantíssima para que a sociedade como um todo compreenda definitivamente o papel das artes na construção das relações sociais e da saúde emocional de um povo”, reflete.

Pamella destaca, ainda, que a iniciativa representa “uma ótima oportunidade de as pessoas jovens conhecerem o que já existiu e existe no teatro campineiro e, ao mesmo tempo, valorizar a experiência de artistas com longas trajetórias”.

Ciclo plural
Na abertura, a conversa será sobre a memória da Cena em Campinas, com participação de Marcos Brytto, Sonia Fardin e Márcia Baltazar. No dia 17, “Teatros Negros” entra na roda com Fausto Antonio, Luanda Sant’Ana, Roberto Boni, Marcos Brytto e Felipe Venâncio.

O tema “Formação de Atuantes: Teatro Escola e Escola de Teatro”, no dia 18, contará com Gracia Navarro (Unicamp), Marina Franco (Grupo Tespis), Tiche Vianna (Barracão Teatro) e Alice Possani (Matula Teatro).

Para o encerramento, no Dia Nacional do Teatro, a programação reunirá representantes da Confederação Nacional de Teatro e Audiovisual (CONFENATA): Rafaela Catarina Kinas (SC), Norval Berbari (GO), Roberto Carlos (PE), com mediação de Pamella Villanova e abertura de Alice Possani.

Ciclo de Palestras: “Memórias da Cena Campineira”

16/09 – 20h: Um olhar sobre a memória da Cena em Campinas
Participação: Marcos Brytto e Sonia Fardin, mediação de Márcia Baltazar

17/09 – 20h – Teatros Negros em Campinas
Participação: Fausto Antonio, Luanda Sant’Ana, Roberto Boni; mediação de Marcos Brytto e abertura de Felipe Venâncio.

18/09 – 20h – Formação de Atuantes: Teatro Escola e Escola de Teatro
Participação: Gracia Navarro (Unicamp), Marina Franco (Tespis), Tiche Vianna (Barracão Teatro), mediação Alice Possani.

19/09 – 16h – Perspectivas Nacionais
Participação: Representantes Confenata (Confederação Nacional de Teatro e Audiovisual): Rafaela Catarina Kinas (SC), Norval Berbari (GO), Roberto Carlos (PE), mediação Pamella Villanova, abertura Alice Possani.

Onde: YouTube da CoMCult Campinas:
https://www.youtube.com/CoMCultCampinas
Gratuito.

(Carta Campinas com informações de divulgação)

Sair da versão mobile