O jornalista Joaquim Carvalho afirmou hoje que o Brasil tem uma das piores imprensa do mundo. Carvalho acabou de divulgar o documentário ‘Bolsonaro e Adélio – uma fakeada no coração do Brasil’ (TV 247), o documentário indica com provas e indícios fortíssimos que é muito provável que houve um autoatentado em Juiz de Fora, durante as eleições de 2018. Ou seja, a facada contra Bolsonaro pode ter sido mais uma farsa do grupo de extrema direita que chegou ao poder difundindo notícias falsas de forma massiva.

(foto de tela)

“É preciso, entretanto, reconhecer que o Brasil tem hoje uma das piores imprensas do mundo. A mídia verdadeiramente independente tem que atuar para mudar esse quadro. Ganharemos todos. E jornalismo, é bom frisar, não pode se limitar a publicar  o vazamento de dados. É necessário amassar barro e buscar a informação na sua origem, dento dos limites éticos, é claro. Em outras palavras, trabalhar para que o jornalismo seja a própria fonte da informação de qualidade, não apenas intermediário”, afirmou.

Carvalho também anotou que a ascensão da extrema direita no Brasil tem a ver com um movimento organizado que criminalizou a política e demonizou a esquerda, sobretudo o PT. Mas não só. “A imprensa, ao deixar de fazer o dever de casa, contribuiu para a desgraça. Não estou falando de profissionais sérios que, mesmo na estrutura engessada das grandes redações, se empenham na busca de informações de qualidade e enfrentam a baixa capacidade técnica dos que dirigem esses veículos”, escreveu.

Para ele, há jornalistas que se acham juízes do mundo nem se preocuparam em mostrar que Adélio não era um militante de esquerda, e usava sua rede para promover um projeto de emenda constitucional de Jair Bolsonaro, o da redução da maioridade penal. (veja texto AQUI)