Estreia na próxima sexta-feira, dia 10, o espetáculo teatral “Enquanto eu tiver perguntas”, do romance “A hora da estrela” de Clarice Lispector, com atuação de Brisa Vieira  e direção de Moacir Ferraz. As apresentações serão transmitidas nos dias 10, 11 e 12 de setembro no canal do youtube da Cia Manifesta, sempre às 20h, e contarão com tradução em libras e opção de audiodescrição para pessoas cegas ou com baixa visão. A obra é resultado do Projeto SIM! Corpo Clarice, contemplado pela Lei Aldir Blanc de Hortolândia.

“Enquanto eu tiver perguntas” traz o conflituoso processo de escrita de uma história, entremeado pelas aparições da personagem da obra que está sendo gerada: Macabéa, uma migrante nordestina que, ao som dos inúteis anúncios de uma Rádio, coleciona recortes de revistas que retratam um mundo ideal, ao qual ela não tem acesso. Durante o espetáculo, a escritora compartilha com o público as questões envolvidas no ato de escrever. 

(Foto: Nina Pires)

A peça trata, em primeiro plano, do artista às voltas com a perplexidade, angústias e alegrias do processo criativo. Outras questões fundamentais da existência humana também permeiam a obra, como a iminência da morte e a indignação frente às mazelas sociais que atingem tantas pessoas no mundo.

A encenação aproveita-se da riqueza do texto e se apoia no trabalho da atriz para construir uma peça que tem ares de uma conferência cênica, transitando entre o épico e o dramático. Ora interagindo com a trilha sonora, ora compartilhando suas inquietações diretamente com o público, a atriz representa tanto a artista criadora, como a personagem principal do romance que está em gestação.

A atriz Brisa Vieira transita entre a escritora e Macabéa compondo diferentes corpos para cada uma, mas, sua atuação apoia-se sobretudo nos impulsos gerados pela potente palavra clariceana no corpo para compor suas ações e movimento no espaço cênico e a comunicação com o público.

Criada especialmente para a peça, a trilha dialoga com a cena, criando atmosferas que sustentam a atuação, constroem a narrativa e influenciam sensivelmente a plateia. Os universos das duas personagens da peça se diferenciam musicalmente pela instrumentação, melodia e harmonia. 

FICHA TÉCNICA

Atuação, produção e pesquisa: Brisa Vieira

Direção: Moacir Ferraz

Texto: A Hora da Estrela, de Clarice Lispector

Adaptação dramatúrgica: Brisa Vieira e Moacir Ferraz

Preparação corporal: Mariana Jorge

Orientação de pesquisa: Suzi Sperber e Raquel Scotti Hirson

Trilha sonora original e produção musical: Edu Guimarães

Cenografia e Iluminação: Eduardo Albergaria

Criação e Confecção dos figurinos: Teka Moran e Juliana Schmidt

Design inicial vestido Macabéa: Anybool Cris 

Registro audiovisual, Edição e Fotografia: Nina Pires

Captação de áudio e mixagem: Júlia Toledo

Locução e sonoplastia dos anúncios da Rádio Relógio: Anderson Zotesso

Roteiro e locução audiodescrição: Gabriela Giannetti

Intérprete de Libras: Wesley Leal

Comunicação: Cassiane Tomilhero

Design gráfico e transmissões ao vivo: Ravi Novaes

Realização: Manifesta Companhia

Espetáculo Enquanto eu tiver perguntas
Quando: 10, 11 e 12 de setembro às 20h
Canal do Youtube: https://www.youtube.com/c/ManifestACompanhia

(Carta Campinas com informações de divulgação)