No ar desde abril de 2020, o #EmCasaComSesc segue em 2021 com uma programação diversificada de espetáculos ao vivo na internet. São shows, apresentações de teatro e dança, e espetáculos para crianças e famílias, sempre mesclando artistas e companhias consagrados no cenário brasileiro com novos talentos. As transmissões acontecem de terça a domingo, às 19h, no Instagram Sesc Ao Vivo e no YouTube Sesc São Paulo .

As transmissões são majoritariamente realizadas diretamente das unidades do Sesc São Paulo, sem presença do público no local e seguindo todos os protocolos de segurança de prevenção à Covid-19. Além dos palcos, alguns trabalhos são transmitidos a partir da casa ou do estúdio dos artistas. Tudo em conformidade com as medidas estipuladas pelo Plano São Paulo.

Nesta quarta-feira (11/08), direto do Sesc Santo André, a Cia. de Teatro Diversão & Arte apresenta “Minhas Queridas”. O espetáculo é uma homenagem à escritora Clarice Lispector (1920-1977), nascida no povoado de Tchetchelnik, na Ucrânia, que chegou ao Brasil com a família aos dois meses de idade, fixando residência em Alagoas e depois em Recife.

(Foto: Eduardo Petrini)

A montagem reúne trechos das cartas íntimas escritas por Clarice para as irmãs, Elisa e Tânia, durante os 15 anos em que viveu no exterior acompanhando o marido, o embaixador Maury Gurgel Valente, em missão diplomática. Nas correspondências trocadas, a escritora expõe as lembranças e ressentimentos em relação aos pais e as consequências da emigração forçada, durante a guerra na Ucrânia; as angústias em relação à sua produção literária; a maternidade e o papel que representava como “mulher de diplomata”. Com atuação de Marilene Grama e Simone Evaristo, direção e dramaturgia de Stella Tobar, direção musical e trilha original de Sérvulo Augusto, cenário de Kleber Montanheiro e figurinos de Carol Badra. 

Após a apresentação, haverá um bate-papo com as atrizes. Classificação indicativa: 14 anos.

A Cia. de Teatro Diversão & Arte foi criada em 1989 por João Luís Gomes e Nara Keisermann, no Rio de Janeiro. A preservação ambiental e a valorização da cultura brasileira são alguns dos eixos que formam os pilares dos espetáculos do grupo. Com diversos trabalhos criados ao longo desses anos, a companhia fez parte da programação oficial da ECO 92/RJ, com o espetáculo “Céu e Terra, Água e Ar…”, musical de Reiner Lückner e Stefan Reisner; participou do projeto Viagem Teatral 2003, do SESI / SP, com “Barbara Não lhe Adora”, de Henrique Tavares; e fez sua estreia na capital paulista com “Minhas Queridas”, com temporada no Sesc Pinheiros, no início de 2020.

(Carta Campinas com informações de divulgação)