No ar desde abril de 2020, o #EmCasaComSesc segue em 2021 com uma programação diversificada de espetáculos ao vivo na internet. São shows, apresentações de teatro e dança, e espetáculos para crianças e famílias, sempre mesclando artistas e companhias consagrados no cenário brasileiro com novos talentos. As transmissões acontecem de terça a domingo, às 19h, no Instagram Sesc Ao Vivo e no YouTube Sesc São Paulo .

Nas próximas semanas, o #EmCasaComSesc também vai receber outras programações do Sesc São Paulo. São festivais tradicionais do calendário da instituição que englobam as diferentes expressões artísticas, do Brasil e do mundo, realizados anualmente ou a cada dois anos. Eventos que têm por característica a circulação pelas unidades e até mesmo pelas cidades do interior e litoral do estado em que a instituição não está presente – ocupando os espaços públicos -, mas que em tempos de pandemia ocorrerão exclusivamente no ambiente digital. Agora, esses espetáculos irão preencher alguns horários e, por vezes, ampliar a já consolidada agenda do #EmCasaComSesc. A começar pela sexta edição do Circos – Festival Internacional Sesc de Circo, que acontece de 28 de agosto a 04 de setembro.

(Foto: Fábio Resende)

As transmissões são majoritariamente realizadas diretamente das unidades do Sesc São Paulo, sem presença do público no local e seguindo todos os protocolos de segurança de prevenção à Covid-19. Além dos palcos, alguns trabalhos são transmitidos a partir da casa ou do estúdio dos artistas. Tudo em conformidade com as medidas estipuladas pelo Plano São Paulo.

Veja abaixo a programação da série Teatro #EmCasaComSesc:

25 de agosto, quarta-feira, 19h
Teatro #EmCasaComSesc
Brava Companhia em “Estudo sobre ‘A Padaria’, de Bertolt Brecht”
Criação: Brava Companhia
Texto: Bertolt Brecht
Direção: Fábio Resende
Dramaturgia: Ademir de Almeida
Elenco: Ademir de Almeida, Cleiciele Souza, José Adeir, Márcio Rodrigues, Maxwell Raimundo e Paula da Paz
Cenários: Márcio Rodrigues
Adereços: Deco Morais
Figurinos: Ruth Melchior
Produção: Kátia Alves

Durante o primeiro semestre deste ano, a Brava Companhia iniciou um estudo sobre “A Padaria”, conjunto de escritos inacabados do autor alemão Bertolt Brecht (1898-1956), produzidos em 1928. São três grandes cenas nas quais o autor parece experimentar uma espécie de teatro de agitprop (agitação e propaganda políticas), conectado com a sociedade alemã da época (que flertava com o nazismo) e localizado entre os extratos mais baixos da população. Trabalhadores precarizados, desempregados e pequenos comerciantes são as principais figuras em cena. Nesta primeira parte da livre adaptação realizada pela Brava, uma nova dramaturgia foi construída em torno da cena “A Luta Pelo Vintém”, que trata da disputa entre desempregados por uma vaga de trabalho e a luta insana, entre os próprios miseráveis, para conseguir algum trocado. Na versão, a ação foi transportada para um bairro em formação na periferia da cidade de São Paulo e deslocada para um tempo no passado recente do Brasil: os anos da ditadura civil-militar. Outros personagens e novas cenas foram acrescidos ao roteiro para construir o ambiente e o período histórico propostos. Após a apresentação, acontece um bate-papo com os artistas mediado pela pedagoga Silvia Tavares.

Transmitido do Sesc Campo Limpo
Classificação Indicativa: 14 anos

(Carta Campinas com informações de divulgação)