Em São Paulo – Poderá ser vista até o dia 9 de outubro, no anexo LONA Galeria, localizada no Centro de São Paulo, a exposição “Caderno de artista”, coletiva de 23 artistas. A visitação é presencial em horários agendados, seguindo os protocolos de medidas sanitárias. Haverá também visitação virtual 3D com acesso liberado dias depois da inauguração presencial.

O projeto surgiu da necessidade de explorar outros suportes para a expressão artística. Desta forma, a galeria encomendou cadernos em branco e entregou para 23 artistas, podendo assim assumirem distintas finalidades: suporte para teste de materiais e técnicas, bloco de notas, diário visual, entre outras. O caderno é um recurso que possibilita o artista acompanhar seu próprio processo, observando e refletindo sobre sua prática e pode ser também um recurso de sua formação.

Liliana Alves

A ideia de um projeto com cadernos de artistas partiu do responsável pela LONA Galeria, Duilio Ferronato, mas só se concretizou a partir de um encontro com o curador e editor Eder Ribeiro, que trabalha na orientação de diversos artistas, e se juntou à exposição assumindo a curadoria. “Eu já tinha essa fixação por cadernos de artistas. Sempre quando vou a ateliês eu olho os cadernos, os rabiscos. “Cadernos de artistas” é uma expressão de arte muito interessante, e quando conheci o Eder eu pensei que ele era o cara que estava me faltando para dar o primeiro passo e iniciar este projeto, pelo contato e conhecimento dele no cotidiano de criação de tantos artistas”, explica Duilio.

Eder esclarece que as obras possuem temas livres, mas são conectadas com as pesquisas visuais de seus autores. Segundo ele, também houve a possibilidade de convidar os artistas para expor alguns cadernos que eles fizeram ao longo da carreira. “Nós vamos fazer uma seleção e vai entrar junto com esses cadernos produzidos para o projeto”.

Para os artistas o material comporta grande importância em seus processos. Eles revelam caminhos, considerando que eles buscam as questões de suas pesquisas produzindo e indagando sobre suas próprias produções. “Uma artista, por exemplo, fez uma série só de gravuras, é um conjunto de imagens a partir de uma técnica. Outros fazem livremente desenhos, rabiscos ou fazem teste de materiais. Tem alguns que colam tecidos porque estão fazendo pesquisas sobre materiais. Mas no final todos eles são cadernos de artistas e são objetos artísticos, mostrando momentos, conceitos e criações de cada um”, explica Eder, com exemplos do que está por vir na exposição.

Gustavo Aragoni

“Caderno de artista”

Curadoria: Eder Ribeiro

Coordenação: Duilio Ferronato

Encerramento: sábado, 09 de outubro 2021

Local: Anexo LONA

  1. São Bento, 181 – 1º. Andar – Centro, São Paulo

Contato: (11) 99403-0023

Entrada gratuita

Visitação: das 13h às 18h, com horário agendado, presencial. E on-line em 3D.

Número de obras: 50 cadernos

Técnicas: desenhos, pinturas, colagens, aquarelas, recortes

Site: http://www.lonagaleria.com

Instagram: https://www.instagram.com/lonagaleria/

Facebook: https://www.facebook.com/lonagaleria

(Carta Campinas com informações de divulgação)