Levar arte para as pessoas que transitam nas ruas da cidade como uma forma de expandir o olhar e despertar a atenção para a sabedoria da natureza além de instigar memórias acerca da praça. Foi com esse intuito que a artista campineira Valéria Scornaienchi espalhou arte em meio aos jardins do Largo do Pará no Centro de Campinas. “Comentários sobre o jardim” é uma intervenção artística na qual foram espalhadas dez plaquinhas de jardim em meio à vegetação da praça. São imagens coletadas pela artista em seus deslocamentos diários que estão retratadas nas plaquinhas de madeira ‘plantadas’ em meio às flores e folhagens.   

(Foto: Ricardo Lima)

” A arte para mim é para todos, gosto de pensar espaços abertos os quais qualquer pessoa pode fruir o trabalho, democraticamente. Nesse projeto eu escolhi utilizar imagens nas quais eu apresento uma planta ou parte dela e uma parte do meu corpo – mãos ou pés. Penso a natureza como algo de muito valor, algo sagrado. Nos centros das grandes cidades ainda nos restam as praças, algumas árvores, arbustos,  pequenos recortes da vida que existe na floresta. Considero importante a tentativa de deslocar os olhares para a importância do verde”, comenta Valéria.  “O ponto de vista das plantas é uma outra forma de pensar. Elas se organizam, se ajudam, se recolhem ou se espalham, para que todas fiquem bem. Algumas crescem em direção a luz, outras ficam bem nas sombras, algumas sobrevivem sem água, outras com muita água, mas o fato é que olhar a natureza é perceber a diversidade e a capacidade de se adaptar, apesar da ação humana. A conexão com a natureza e com toda sabedoria que ela traz, talvez seja a única maneira de repensar o mundo”, completa.

A artista mora no Centro de Campinas há 17 anos e foi a relação afetiva com essa paisagem viva das praças do seu entorno que a levou a escolher o local para a intervenção. Com isso pretende também despertar memórias de quem por ali circula a fim de criar uma espécie de arquivo histórico poético da praça. Para isso, a artista criou um perfil do projeto no instagram (@comentariossobreojardim)  no qual convida os expectadores a compartilharem comentários  e impressões sobre o jardim e memórias relacionadas à praça.

Valéria pretende –  ainda sem data definida – ocupar mais duas praças da região central de Campinas e posteriormente expandir a intervenção para outros jardins.

Valéria Scornaienchi é uma artista campineira que desenvolve seus projetos no seu próprio ateliê. Sua pesquisa está relacionada com a escrita, o desenho e o espaço. Outras mídias surgem como desdobramento do trabalho para situações expositivas e experimentais. O processo é o trabalho, o trabalho é o processo. Não há distinção. Dialogando o tempo todo com o processo a artista desenvolve seus projetos que incluem desenhos, escrita, projeções, instalações e livros de artista.

‘Comentários sobre o jardim’ | Valeria Scornaienchi. Local |  Praças públicas | edição 1 – Largo do Pará, Centro, Campinas, SP

(Carta Campinas com informações de divulgação)