O governo Bolsonaro entrou na Justiça e obteve vitória para impedir que o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), fizesse um controle mais rigoroso para combater a pandemia de Covid-19. Atendendo uma ação da Advocacia-Geral da União (AGU), do governo Bolsonaro, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) derrubou a liminar que dava direito ao Ceará de exigir teste negativo ou vacinação completa contra a covid-19 de passageiros de voos com destino ao estado.

(foto ilustr. Fernando Frazão/Agência Brasil)

Na decisão, o desembargador federal Edilson Pereira Nobre Júnior afirmou que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já trata das medidas preventivas a serem adotadas nos aeroportos e voos, entre elas o uso de máscaras e medidas de distanciamento.

O pedido do governo cearense teve o objetivo de impedir a propagação de variantes do coronavírus pelo fluxo de viajantes e foi concedida, em tutela de urgência, na quarta-feira (11) pelo juiz Luís Praxedes Vieira da Silva, da 1ª Vara Federal do Ceará.

Dados da Secretaria de Saúde do Ceará apontam que já foram confirmados pelo menos 15 casos da variante Delta, todos de passageiros embarcados por via aérea em outros estados.

O pedido de suspensão da liminar, apresentado pela Advocacia-Geral da União (AGU), representando a União e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), argumentou que a decisão provisória acarretaria grave lesão à ordem, à saúde e à economia públicas e que não existe embasamento técnico ou científico de que a exigência de teste ou vacinação evitaria ou reduziria a propagação do vírus e suas variantes. Tudo isso por causa de um teste. É inacreditável esse governo!

Preocupado exclusivamente com a economia, o governo Bolsonaro tem atrasado combate à Covid e prejudicando a própria economia que não consegue se recuperar com a expansão da doença. Segundo a AGU do governo Bolsonaro, “a decisão traria grande impacto no segmento de transporte aéreo, diante da redução da demanda num setor já em bastante dificuldade, o que teria forte repercussão na economia, inclusive na economia local, podendo gerar um expressivo número de desempregos, o que caracteriza, portanto, a grave ofensa à economia pública”.

Ou seja, para a AGU, ninguém mais vai para o Ceará porque precisa fazer um teste de Covid!!

Mas aqui está um argumento mais sincero. Governo Bolsonaro não quer gastar recursos para combater a Covid. “Desse modo, para cumprir a liminar, seria necessário o direcionamento de 25% dos testes RT-PCR disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) apenas para atender a demanda de passageiros dos voos nacionais para o Ceará”, completou.

O cartão corporativo vai bem, obrigado! (Com informações da Agência Brasil)