O Subsolo – Laboratório de Arte recebe a ação artística “Jardim de Pandora” no Jardim do Subsolo, uma expansão da atual exposição “Jardim de Pandora”, que segue até o dia 3 de setembro, da artista visual e musicista Raquel Fayad. O desdobramento da mostra comporta duas ações artísticas envolvendo sete artistas na área externa do espaço cultural. O projeto, concebido por Fayad e com curadoria de Andrés I. M. Hernández, tem por objetivo a criação de um tecer coletivo de mulheres artistas.

Frame do vídeo de Raquel Fayad desenhando (Imagem: Mônica Ogaya)

Em um primeiro momento, na sexta-feira, dia 20 de agosto, às 14h, 16h e 18h, as artistas visuais Ana Takenaka, Bianca Turner e Isabella Lescure, juntamente com Fayad, farão performances instalativas em diálogo e tensionamento com a arquitetura da área externa do espaço cultural. A programação terá Takenaka desenvolvendo desenhos cartográficos interagindo com o chão cimentado; Turner, que tem sua pesquisa voltada para vídeos, fará projeções ao som de Fayad ao piano; e Lescure irá interferir de maneira efêmera no espaço, desenhando nas paredes, no chão, explorando a superfície e as plantas, juntamente com gestos corporais que resultarão em uma dança.

Fayad ainda fará uma performance com a participação de Hernández. A partir da referência do próprio corpo e da relação do mesmo com o corpo das artistas convidadas, ela desenhará e pintará sobre tecidos sobrepostos em camadas no chão. Depois os tecidos serão pendurados nas paredes laterais do jardim. Ao final da ação, a artista comporá trilhas sonoras em diálogo com a projeção do “mapping” produzido e realizado por Bianca Turner.

Durante as ações artísticas, haverá “spoilers” e serão feitos vídeos por Mônica Ogaya, que depois serão postados nas mídias sociais do @subsololaboraratóriodearte.

2ª. ação – setembro

A segunda parte do projeto está prevista para acontecer no dia 25 de setembro, sábado, também nos horários das 14h, 16h e 18h, só que desta vez, as participantes da primeira ação vão convidar três outras artistas para interagirem com a segunda ação no Subsolo, ainda como desdobramentos da exposição Jardim de Pandora.

O desdobramento partiu do conceito de Fayad de que a exposição, “assim como todo jardim, não cessa de gerar novas raízes, brotos, entrelaçamentos, em constante movimento de morte e vida. Ele responde à ação do tempo, do sol, do vento, das diversas intempéries e épocas do ano”, observa ela. Além disso, a artista acentua que a área onde serão realizadas as ações tem 20% de um jardim formado por plantas frutíferas e ornamentais idealizado e mantido por Hernández, que remetem à sua origem e infância no interior de Cuba.  

O jardim do Subsolo é um espaço concebido para projetos de paisagismo que já recebeu exposições dos artistas visuais Valéria Scornaienchi e Fernando Limberger, esta última em parceria com o Museu Brasileiro da Escultura (MuBE). “Aqui queremos oferecer aos artistas um desafio constante frente à criação de obras que dialoguem com o display arquitetônico”, comentam Hernández e o produtor cultural Danilo Garcia.

Ações artísticas de desdobramento da exposição Jardim de Pandora

Dias: 20 de agosto (sexta-feira) e 25 de setembro (sábado), de 2021.

Horários: às 14h, 16h e 18h (quando será a projeção) – nos dois dias.

Local: SUBSOLO – Laboratório de Arte – Rua Proença, nº 1000 – Bosque – Campinas (SP).

Agendamento para visitação para exposição pelo (11) 94965-5722:  de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h – observar uso de máscara.

Livre para todos os públicos

Entrada gratuita

(Carta Campinas com informações de divulgação)