No ar desde abril de 2020, o #EmCasaComSesc segue em 2021 com uma programação diversificada de espetáculos ao vivo na internet. São shows, apresentações de teatro e dança, e espetáculos para crianças e famílias, sempre mesclando artistas e companhias consagrados no cenário brasileiro com novos talentos. As transmissões acontecem de terça a domingo, às 19h, no Instagram Sesc Ao Vivo e no YouTube Sesc São Paulo.

As transmissões são majoritariamente realizadas diretamente das unidades do Sesc São Paulo, sem presença do público no local e seguindo todos os protocolos de segurança de prevenção à Covid-19. Além dos palcos, alguns trabalhos são transmitidos a partir da casa ou do estúdio dos artistas. Tudo em conformidade com as medidas estipuladas pelo Plano São Paulo.

(Foto: Tarita De Souza)

Terça-feira é dia de música instrumental na programação Música #EmCasaComSesc – e do Instrumental Sesc Brasil. No dia 31/08, o Teatro Anchieta, no Sesc Consolação, recebe o show “Toninho Ferragutti e quinteto de cordas – De sol a sol”. O músico, compositor e arranjador Toninho Ferragutti (acordeom) sobe ao palco para apresentar “De Sol a Sol”, seu mais recente trabalho, lançado pelo Selo Sesc em julho deste ano, ao lado dos instrumentistas Luiz Amato (1º violino), Liliana Chiriac (2º violino), Adriana Schincariol (viola), Adriana Holtz (violoncelo) e Zé Alexandre Carvalho (contrabaixo) – que também participaram da gravação do álbum.

Composto de obras inéditas do acordeonista que transitam entre o popular e o erudito, escritas especialmente para o acordeom e para o quinteto de cordas – com violinos, viola, violoncelo e contrabaixo -, “De Sol a Sol” foi pensado e arranjado desde o início para valorizar os recursos desta formação, pouco explorada no universo musical. Os músicos parceiros com os quais Ferragutti dividiu o estúdio, e divide agora o palco da apresentação, possuem carreiras sólidas na música erudita e passagens pelas principais orquestras brasileiras – como a Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e a Sinfônica Municipal (OSM) -, mas trazem grande compreensão da música popular, de seus códigos e de sua linguagem. Os arranjos foram escritos por Adail Fernandes, Alexandre Mihanovich, Nailor Azevedo Proveta, Rafael Piccolotto, Tiago Costa e pelo próprio Ferragutti.

O show reúne as faixas do novo disco, além da obra “Alfredo”, também de autoria de Toninho Ferragutti, com arranjo de cordas elaborado por Luca Raele. Integram o repertório, entre outras composições, “De Sol a Sol” (arranjo: Tiago Costa), “Valsa Dura” (arranjo: Proveta); “Moinho” (arranjo: Alexandre Mihanovich), “Forró Campeão” (arranjo: Rafael Piccolotto) e “Um Chorinho em Aquiraz” (arranjo: Adail Fernandes).

(Carta Campinas com informações de divulgação)