A Confraria da Dança estreia o vídeo resultante da Oficina/Montagem de Dança 2021 “Fagulhas ao Vento” no dia 25 de agosto de 2021, às 20h, pelo seu Canal no YouTube.

Esta é a 11ª edição deste projeto desenvolvido pelo grupo em Campinas/SP desde 1998. Devido ao contexto provocado pelo novo coronavírus esta edição da oficina foi adaptada para o formato virtual pelos fundadores da Confraria da Dança Diane Ichimaru e Marcelo Rodrigues, que compartilharam com os participantes a sua prática artística lapidada ao longo dos anos.

(Foto: Rodney Cardoso)

A atividade gratuita foi realizada de 02 de junho a 06 de agosto, em encontros às segundas, quartas e sextas-feiras, totalizando 84 horas de intenso convívio criativo. O processo artístico colaborativo teve participantes do Estado de São Paulo, das cidades de Campinas, São Paulo, Valinhos, Ilhabela, Lutécia e também de pessoas de Rio Branco/AC. O resultado se moldou em onze solos curtos de Analu Moraes, Bruno Torato, Dora Mazzer, Fernando Delabio, Jéssica Sato, Laura Argento, Milton Mariano, Natália A. Silva de Carvalho, Rylary Karen, Syl Saghira e Tânia Villarroel, agrupados no vídeo “Fagulhas ao Vento”.

Sinopse – “Fagulhas ao Vento”

Partículas ígneas que voam de corpos em brasas e inflamam corações de poetas sedentos por calor. Chamas em danças que clamam pulsões de ardores ávidos e rubras suspiradas. Fagulhas ao vento na libertação de corpos para o Sol e a transmutação das cinzas em vermelho.

Foram 28 encontros nas manhãs frias do inverno pandêmico de 2021 dedicados ao desenvolvimento do processo criativo colaborativo desta Oficina/Montagem. Momentos especiais, repletos de calor e afeto, onde onze artistas persistiram no propósito de compartilhar suas vontades criativas. O resultado destes encontros é o vídeo “Fagulhas ao Vento”, que reúne onze solos que reverberam temáticas correlatas, como a liberdade, o fogo, o amor, a transformação, as sensorialidades.

(Foto: Laura Argento)

Ficha Técnica

Coordenação Artística:

Diane Ichimaru e Marcelo Rodrigues

Artistas participantes do processo criativo:

Analu Moraes, Bruno Torato, Dora Mazzer, Fernando Delabio, Jéssica Sato, Laura Argento, Milton Mariano, Natália A. Silva de Carvalho, Rylary Karen, Syl Saghira e Tânia Villarroel.

Orientação Audiovisual e edição do vídeo:

Bruno Torato

Produção Executiva:

Pedro de Freitas/Periplo

Coordenação de Produção:

Confraria da Dança

Em dez edições da Oficina/Montagem realizadas nos 25 anos da Confraria da Dança, participaram mais de 150 pessoas e os resultados dos processos percorreram diversos centros comunitários, escolas da rede pública de ensino e espaços abertos da cidade de Campinas atingindo aproximadamente 6.500 espectadores.

A “Oficina/Montagem de Dança | 2021” integra o projeto “Confraria da Dança – 25 anos”, contemplado pelo EDITAL PROAC Expresso LAB nº 48/2020 – “PRÊMIO POR HISTÓRICO DE REALIZAÇÃO EM DANÇA” da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

“Fagulhas ao Vento” – estreia do vídeo resultado da Oficina/Montagem de Dança 2021 – Confraria da Dança

Local: Canal YouTube ConfrariadaDanca

https://www.youtube.com/user/ConfrariadaDanca

Data: dia 25 de agosto de 2021

Horário: 20h

Duração: 40 min/ Classificação: Livre

(Carta Campinas com informações de divulgação)