A Prefeitura de Campinas mapeou 45 áreas de cultivo, já organizadas pela sociedade civil, em um novo programa de segurança alimentar. Uma das mais antigas hortas comunitárias está localizada no Parque Itajaí 4. Data de 2003. Trata-se de um caso único de assentamento situado em área urbana e periurbana. É formado por um grupo de 15 famílias, integrantes da Associação de Produtores de Agricultura Urbana e Periurbana de Campinas e Região (Cio da Terra), formalmente instituída com a cessão de uso de área pública de 1,4 hectare pela Prefeitura, na vigência do Programa Municipal de Hortas Comunitárias.

(foto arquivo pmc -div)

A horta urbana no Parque Itajaí 4 tem área de produção de 1 hectare, a qual é dividida em áreas para canteiros de 250 a 500 metros quadrados por família, produzindo para consumo próprio e venda de excedentes. Os produtores cultivam hortaliças, frutas e plantas aromáticas, além de ações de recuperação das áreas de preservação permanente do local.

O projeto, denominado de Campinas Solidária e Sustentável, quer criar um fluxo de organização das demandas pertinentes a liberação de áreas, acesso a água, parcerias para a capacitação técnica, e cursos. A ideia é ampliar esses cultivos na área urbana.(com informações de divulgação)