O presidente do Consórcio Nordeste, governador Wellington Dias (PT-PI), disse nesta quinta-feira (5) que o os governadores do Consórcio dediciram suspender a importação da vacina russa Sputnik-V. A decisão vem após limitações impostas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a não inclusão do imunizante do Programa Nacional de Imunização (PNI). A Carta Campinas já havia publicado no início de junho que a Anvisa estava boicotando a vacinação.

(foto sputnik V – div)

Além de criar inúmeras dificuldades, a Anvisa limitou a importação da vacina russa Sputnik V a 1% da população, apenas dos estados do Nordeste que fizeram o pedido, o que só comprovou o caos sanitário que o país vive com o governo Bolsonaro. Para se ter uma ideia, a Anvisa liberou 4x mais vacinas da Covaxin, que é investigada pela CPI por tentativa de fraude e corrupção dentro próprio governo.

A suspensão da importação de 37 milhões de doses foi discutida em reunião com o Fundo Soberano Russo, nesta quinta-feira (5). A previsão inicial era de que 2 milhões de doses da Sputnik V seriam entregues no mês de abril. A falta de uma licença de importação da Anvisa impediu que isso acontecesse. 

“É lamentável, o Brasil vive uma situação com alta mortalidade, mais de mil óbitos por dia. Temos vacinas disponíveis, mas impedidas de entrar no Brasil devido uma decisão da Anvisa que faz uma alteração no padrão de teste junto com a não inclusão do Ministério da Saúde no plano nacional de vacinação e a falta da licença de importação, tivemos a suspensão da entrega da vacina até que se tenha uma autorização do uso do imunizante no Brasil”, disse Dias. (Com informações do 247).