Online – As inscrições estão abertas para a programação atual e gratuita da Oficina Cultural Oswald de Andrade que acontece pelas plataformas virtuais e inclui oficinas, workshop, exibição de espetáculo e palestra sobre cinema e dança.

Com trechos de filmes, livros, revistas e depoimentos da época, a oficina “Rindo de quê? Uma introdução ao ciclo de ouro das comédias brasileiras” deseja apontar uma breve luz sobre o período em que o cinema brasileiro teve grande diálogo com o público. Os encontros acontecerão pela plataforma Zoom às segundas-feiras, de 19 de julho a 9 de agosto, das 19h às 21h.

O som torna-se uma forma de comunicação e nos permite identificar, por meio de ritmos e melodias, o que as narrativas fílmicas pretendem retratar nas salas de cinema, causando efeito, impacto psicológico, de forma a vivenciar o momento de forma inesquecível. A palestra “Ouvindo o cinema com outros olhos” buscará contextualizar um pouco desta linguagem a partir das obras dos compositores Ennio Morricone e John Williams. A atividade será realizada pelo Zoom no dia 2 de agosto, segunda-feira, das 19h às 21h.

“Sede” é um espetáculo solo de dança-teatro online que trata da invisibilidade e os desafios da maternidade, associados à transformação física, emocional e social da mulher que nasce ao tornar-se mãe. O espetáculo aborda a solidão e a loucura advindas da exaustão da sobrecarga de tarefas, do confinamento do espaço e a da sobreposição dos universos emocionais, profissionais e familiares em um mesmo território, o da casa. A transmissão ficará disponível de 2 a 15 de agosto no YouTube das Oficinas Culturais.

(Foto: Marilia Scharlach)

A conversa entre Gabriela Alcofra, intérprete e dramaturga do solo, Leonardo Birche, diretor, Daniel Conti, responsável pela trilha sonora, e Marília Scharlach, diretora de fotografia e câmera, abordará os principais elementos e procedimentos para a adaptação de “Sede”, originalmente criado para ser apresentação em palco, com espectadores presenciais, ao formato de videodança. Dentre os temas a serem conversados pelos criadores, estão: a tentativa de criação, no vídeo, da atmosfera pensada para a apresentação em teatro, os recursos de fotografia e câmera utilizados, a edição do material e reconstrução do espetáculo na montagem fílmica e a criação de paisagens sonoras. O debate “Do palco para o vídeo: a adaptação do solo “sede” para a videodança” acontecerá no dia 5 de agosto, quinta-feira, das 19h às 20h20, pela plataforma Zoom. As inscrições devem ser feitas até o dia 4 de agosto em link ao final da matéria.

Os encontros “Chamadas Audiovisuais”, com Rodrigo Gontijo e convidados, apresentam performances online e registros de performances realizadas por videochamada, seguidas de uma oficina sobre processos criativos. Em tempos de isolamento social, a atividade estimula as possibilidades criativas por meio de plataformas de videoconferência, na produção de happenings online. Os encontros pelo Zoom serão realizados às quartas-feiras, de 4 a 25 de agosto, das 19h às 21h. As inscrições estão abertas até o dia 25 de julho neste link .

A oficina “O poder da cultura sonora no cinema” pretende compreender como se organiza o pensamento sonoro dentro de um projeto fílmico. A partir de estudos e práticas da direção de som no cinema, serão propostos debates a respeito de conceitos e teorias do elemento sonoro nas produções cinematográficas, além de ampliar a percepção auditiva dos participantes por meio de exercícios e análises para identificar e desenvolver as diversas camadas que compõem o desenho de som de um filme. Os encontros acontecerão pela plataforma Zoom às segundas-feiras, de 9 a 13 de agosto, das 18h às 21h. Para participar, é necessário realizar a inscrição em link ao final da matéria até o dia 2 de agosto.

(Foto: Divulgação)

A Oficina de figurino “Processos criativos e interlocuções cotidianas” busca explorar a história e os campos de pesquisa e ideação, referentes a concepção de figurinos voltada à produção audiovisual. Serão analisadas desde as investigações estéticas, partindo do comportamento de moda como inspiração ao longo do tempo, até o conceito de “roupa – não-roupa”, a partir de processos que contemplem recursos materiais inusitados, upcycling e reuso de matéria-prima de descarte, além de diferentes técnicas de transformação. As aulas serão ministradas pelo Google Meet às terças e quintas-feiras, das 10h às 12h, de 10 a 26 de agosto. As inscrições estão abertas até o dia 30 de julho.

(Foto: Divulgação)

WORKSHOP “RINDO DE QUÊ? UMA INTRODUÇÃO AO CICLO DE OURO DAS COMÉDIAS BRASILEIRAS”
Coordenação: Leandro Afonso
19/7 a 9/8 – segundas-feiras – 19h às 21h
Público: Interessados em História do Cinema Brasileiro e Comédia.
Indicação: maiores de 18 anos
Inscrições: Até 14/7
Seleção: Por ordem de Inscrição
Vagas: 30
Link para inscrição:
https://poiesis.education1.com.br/publico/inscricao/5f4f7141b65a730b4efb0e0d51f63e94
Plataforma: Zoom

PALESTRA: OUVINDO O CINEMA COM OUTROS OLHOS
Coordenação: Reynaldo Leite
2/8 – segunda-feira – 19h às 21h
Descrição do Público: interessados em geral.
Faixa Etária: maiores de 16 anos
Inscrições: Até 30/7
Seleção: Por ordem de Inscrição
Link para Inscrição: https://poiesis.education1.com.br/publico/inscricao/6eab78f10219a83895b2e2d71dc0656e
Vagas: 40
Plataforma: Zoom

EXIBIÇÃO DA VIDEODANÇA: SEDE
Videodança de Gabriela Alcofra com direção de Leonardo Birche
Período disponível para assistir: De 2/8 a 15/8
Faixa Etária: maiores de 16 anos
Participação: Aberta ao Público
Descrição do Público: interessados em geral.
Sem a necessidade de inscrição.
Plataforma: Youtube das Oficinas Culturais.

DEBATE “DO PALCO PARA O VÍDEO: A ADAPTAÇÃO DO SOLO “SEDE” PARA A VIDEODANÇA”
Com: Gabriela Alcofra, Leonardo Birche, Daniel Conti e Marília Scharlach
5/8 – quinta-feira – 19h às 20h20
Descrição do Público: interessados em geral.
Faixa Etária: maiores de 16 anos
Inscrições: Até 4/8
Link para Inscrição: https://poiesis.education1.com.br/publico/inscricao/0dec9888c9eef9448e080a18d01d5220
Seleção: Por ordem de Inscrição
Vagas: 30
Plataforma: Zoom

ENCONTROS: CHAMADAS AUDIOVISUAIS
Coordenação: Rodrigo Gontijo
4 a 25/8 – quartas-feiras – 19h às 21h
Público: Interessados em audiovisual, performance, música e artes do corpo.
Indicação: maiores de 16 anos
Inscrições: Até 25/7
Seleção: Carta de interesse
Vagas: 30
Link para inscrição:
https://poiesis.education1.com.br/publico/inscricao/750622b888646661fb918749ee3e550f

Plataforma: Zoom

OFICINA: O PODER DA CULTURA SONORA NO CINEMA
Coordenação: Léo Bortolin
9 a 13/8 – segunda a sexta-feira- 18h às 21h
Descrição do Público: Público geral, com interesse em cinema, som no cinema, música, arte sonora, linguagem sonora, artes de modo geral.
Faixa Etária: maiores de 16 anos
Instruções Gerais: É necessário ter um celular smartphone com um app de gravação de sons, um par de fones, e/ou gravador de som com microfone direcional.
Inscrições: Até 2/8
Link para Inscrição: https://poiesis.education1.com.br/publico/inscricao/c4d2cec38fa1da8b5d37758873c3678d
Seleção: Análise de currículo e carta de interesse.
Vagas: 20
Plataforma: Zoom

OFICINA DE FIGURINO: PROCESSOS CRIATIVOS E INTERLOCUÇÕES COTIDIANAS
Moda
Coordenação: Wellington Mendes
10 a 26/8 – terças-feiras e quintas-feiras – 10h às 12h
Indicação: maiores de 16 anos
Inscrições: Até 30/7
Seleção: Por ordem de Inscrição
Vagas: 15
Link para inscrição:
https://poiesis.education1.com.br/publico/inscricao/e98cb037f376fa53b314c166766ef55e
Plataforma: Google Meet

Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo
Telefone: (11) 3221-4704 | E-mail: [email protected]
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 12h às 16h. Pessoas que desejam visitar exposições e grupos artísticos que precisam ocupar espaços para ensaios devem agendar antecipadamente pelo site https://oficinasculturais.org.br/unidade/oswalddeandrade/, onde também encontram informações sobre as medidas sanitárias para combater a proliferação da Covid-19.
Acessibilidade: rampa de acesso para cadeirantes
Programação gratuita
Parte da programação é mantida de forma virtual. Saiba mais: https://www.oficinasculturais.org.br https://poiesis.org.br/maiscultura/

(Carta Campinas com informações de divulgação)