Há pouco mais de um ano no ar, o #EmCasaComSesc segue em 2021 com uma programação diversificada de espetáculos ao vivo na internet. São shows, apresentações de teatro e dança, e espetáculos para crianças e famílias, sempre mesclando artistas e companhias consagrados no cenário brasileiro com novos talentos. As transmissões acontecem de terça a domingo, às 19h, no Instagram Sesc Ao Vivo e no YouTube Sesc São Paulo.

Parte das transmissões é realizada diretamente das unidades do Sesc São Paulo, sem presença do público no local e seguindo todos os protocolos de segurança de prevenção à Covid-19. Além disso, as apresentações também são transmitidas da casa ou do estúdio de trabalho dos artistas. Tudo em conformidade com as medidas estipuladas pelo Plano São Paulo.

(Foto: Fernande Medeiros)

Terça-feira é dia de música instrumental na programação Música #EmCasaComSesc – e do Instrumental Sesc Brasil. No dia 13/07, o saxofonista Eramir Neto se apresenta do Teatro Anchieta, no Sesc Consolação, para mostrar composições de “Meniere” (2020), seu primeiro disco solo. O repertório traz a fusão da música instrumental com a eletrônica, numa grande variedade de sons, modulações e efeitos, em obras autorais como “Xp”, “5+1”, “Bananada” e “London’s Night”. Durante o show, Eramir divide o palco com os também saxofonistas Tais Cavalcanti (Jazzmin´s), Bio Bonato (Nomade Orquestra) e Juliene Belingeri (Orquestra Jabaquara) e com a clarinetista Vaisy Alencar .

O álbum é resultado de uma pesquisa em tecnologia na criação musical, iniciada em 2007 por Eramir, quando começou a utilizar equipamentos eletrônicos para modificar os sons de seus instrumentos. A organicidade do saxofone “puro” foi modificada com processadores de efeito, controladores, sintetizadores e diversos programas de composição para música eletrônica na criação de “Meniere”.

Eramir Neto é músico profissional há 13 anos. Tocou e gravou com diversos artistas, como Inezita Barroso, Anitta, Rael, Projota, IZA, Nômade Orquestra, Samuca e a Selva, Black Mantra, Don Carlos e The Pionners. Frequentou o curso profissionalizante de Música na Fundação das Artes de São Caetano do Sul (FASCS) e a Goldsmiths University of London. Em 2012, com seu trabalho solo, realizou uma “street tour” de sete meses em Londres, além de tocar em clubs como Miabella Soho e Mcqueens Shoreditch. Ministra oficinas sobre “tecnologia na criação musical” desde 2013. Teve passagens pelo teatro e por estúdios onde foi indicado a alguns prêmios, como Festival de Guaçuí 2008, na categoria melhor trilha sonora pelo espetáculo “Terra” da Cia da M.A.T.I.L.D.E. Em 2005 e 2006, foi indicado na Categoria melhor CD de Reggae (Banda Liberte-se) e Música Instrumental (Banalizando), respectivamente, no festival Dynamite de Música Independente (antigo prêmio TIM). Em 2002 ganhou o prêmio do instituto IAV com o single “Play The Electro Jazz” em parceria com o DJ Alexandre Savino e o trombonista Rafael Torres na categoria “Novos Artistas – Melhor Música do Ano”. Desde 2018, vem se dedicando também a improvisação livre e integrando projetos com a SPIO Orquestra, Guilherme “Big” Peluci e Vertice.

(Carta Campinas com informações de divulgação)