Há pouco mais de um ano no ar, o #EmCasaComSesc segue em 2021 com uma programação diversificada de espetáculos ao vivo na internet. São shows, apresentações de teatro e dança, e espetáculos para crianças e famílias, sempre mesclando artistas e companhias consagrados no cenário brasileiro com novos talentos. As transmissões acontecem de terça a domingo, às 19h, no Instagram Sesc Ao Vivo e no YouTube Sesc São Paulo.

Parte das transmissões é realizada diretamente das unidades do Sesc São Paulo, sem presença do público no local e seguindo todos os protocolos de segurança de prevenção à Covid-19. Além disso, as apresentações também são transmitidas da casa ou do estúdio de trabalho dos artistas. Tudo em conformidade com as medidas estipuladas pelo Plano São Paulo.

(Foto: Claudia Rangel)

Terça-feira é dia de música instrumental na programação Música #EmCasaComSesc – e do Instrumental Sesc Brasil. No dia 20/07, a violinista, rabequista e compositora Wanessa Dourado se apresenta direto do Teatro Anchieta, no Sesc Consolação, acompanhada por Thadeu Romano (piano e acordeom), João Pellegrini (violão de 7 cordas), Vanessa Ferreira (baixo acústico e elétrico) e Matheus Marinho (bateria). Durante a apresentação, a musicista mostra obras autorais e de outros compositores, a exemplo de “Respiro” (Wanessa Dourado), “Delicado” (Waldir Azevedo), “Santa Morena” (Jacob do Bandolim) e “Fiapo” (Thadeu Romano), usando o violino para além do universo da música erudita, aproximando o instrumento de composições que vão do choro ao forró.

Wanessa Dourado iniciou seus estudos de música aos 11 anos. Passou por várias orquestras de São Paulo, entre elas a Orquestra Experimental de Repertório, a OCAM e a Camerata Fukuda. Estudou na EMESP e na Faculdade Cantareira com as violinistas Andréia Campos e Elisa Fukuda. Participou de importantes festivais de música, como o Festival de Inverno de Campos do Jordão e o CIVEBRA – em Brasília, onde atuou como Spalla. Foi musicista convidada pela Orquestra Jazz Sinfônica e pela Orquestra Sinfônica da USP. Aos 21 anos, iniciou seus estudos na música popular, através do choro, além de frequentar rodas e a cena do choro paulista. É cofundadora do Quarteto Fios de Choro, que mistura choro com ritmo pernambucanos, com o qual lançou o disco “Trama” (2017). Em 2021 criou o projeto “Violino Toca Choro”, no qual ensina violinistas que querem tocar música popular brasileira no violino. Atualmente faz parte da Orquestra Sinfônica de Santo André, do grupo Fios de Choro, do Quarteto Iapó, do Trio Ensemble Choro Erudito, da orquestra Vintena Brasileira e do grupo Xaxado Novo. Wanessa vem trabalhando no projeto e show “Passagem”, registro de suas composições e da sua produção musical nos últimos anos, que traz o foco para uma travessia musical, um olhar para o violino além do erudito.

(Carta Campinas com informações de divulgação)