De 14 de julho a 31 de dezembro de 2021 acontece a Ocupação Escritas Ocultadas nos espaços do Museu da Cidade e da Casa de Vidro em Campinas.

A Ocupação é uma provocação museal realizada com obras escultóricas contemporâneas em diálogo crítico com peças das coleções do Museu da Cidade.  Como diz a artista Andrea Mendes, “para marcar o Julho das Pretas e o aniversário de Campinas, criamos a Ocupação Escritas Ocultadas, na qual o maior destaque são as esculturas em madeira, cuja autoria eu divido com o artista Samuel Persio”. 

(Imagem: Ocupação Escritas Ocultadas Centro Cultural – Facebook)

O objetivo é reflexionar conceitos de arte, memória e celebração, ao indagar sobre a diminuta e seletiva presença, no acervo que documenta a história da cidade, de objetos narradores da atuação de negros como sujeitos na criação cultural, política e científica da cidade.

Para dar substância a tal provocação, a exposição ocupa o espaço expositivo do museu com três esculturas: NKYINKYIM, WOFORO DUA PA A e AKOMA NTOSO. As três peças foram originalmente criadas em 2018 para compor a expografia da mostra “Ogbon Itan, a Arte e História das Áfricas no Brasil”, mas, desde a origem, foram concebidas como obras artísticas, ou seja, que potencializam o conhecimento estético.

Sônia Fardin, curadora da mostra, destaca que “as obras Adinkras, em grande formato, têm a função de ativadoras da leitura crítica do acervo documental exposto no museu para contar a história da cidade.”  A mostra indica a urgência por buscar formas de localizar e ler, no conjunto do acervo do museu, as escritas dos saberes, a memória dos corpos e as manifestações estéticas dos povos negros.

A pergunta proposta é: com que silêncios e ausências está ocultamente grafada a força criativa da matriz africana nas coleções oficiais?

Como parte dessas indagações a artista Andrea Mendes e a curadora Sônia Fardin realizarão mensalmente intervenções artísticas com o objetivo de aprofundar estes questionamento e fazer aflorar outros.

Para abrir a mostra, a primeira intervenção realiza um diálogo crítico com a peça “tronco”, instrumento de madeira utilizado para tortura.

Ocupação Escritas Ocultadas

Concepção Artística e performances: Andrea Mendes

Curadoria: Sônia Ap. Fardin

Obras contemporâneas – ADINKRAS: Andrea Mendes e Samuel Pérsio

Obras de acervo: Coleções do Museu da Cidade

Local: Casa de Vidro – Museu da Cidade

De 14 de julho a 31 de dezembro de 2021

Visita: segunda a sexta-feira, das 9h às 16h

(Carta Campinas com informações de divulgação)