No dia 04 de agosto, às 13h30, o Grupo Matula Teatro estreia a nova versão audiovisual de EXILIUS no Congresso de Leitura da UNICAMP, o COLE, que acontecerá de 02 a 06 de agosto de 2021. Em 2021, o espetáculo completa 10 anos desde sua estreia em 2011 e o grupo campineiro celebra seus 21 anos de existência compondo a cena teatral da cidade desde os anos 2000.

Em fevereiro de 2021, através do Edital PROAC LAB – 41 – licenciamento audiovisual e em parceria com o cineasta Diego da Costa e o jornalista Ericson Cunha (que já tinham filmado o Exilius 10 anos atrás, na sua estreia), o Matula criou uma nova versão do espetáculo, de maneira híbrida, entre palco e espaços alternativos, entre a linguagem teatral e a audiovisual.

(Foto: Divulgação)

EXILIUS é fruto de vasto processo de pesquisa e envolvimento com o povo saharaui, que originalmente habitava a região do Saara Ocidental e hoje encontra-se dividido, com parte da sua população no território original, atualmente ocupado por Marrocos, e parte exilada desde 1976 em terras da Argélia.

O deserto e a situação de exílio são tratados como metáforas da indisponibilidade do corpo com o espaço e do corpo em si mesmo, e tem como ponto de partida (e chegada) o conflito dos Saharauis, esse povo que, desde 1975, luta por autodeterminação e o reconhecimento de sua pátria.

Essa pesquisa teve início em 2007 e culminou com a estreia do espetáculo Exilius em 2011, no Festival dei Popoli em Badia Polesine (Itália), do Centro Polesano de Documentação. Ainda em 2011, a atriz Erika Cunha participou como artista-educadora voluntária da Associação Jaima Sahrawi em Reggio Emilia (Itália).

Em 2021, EXILIUS comemora 10 anos e ganha uma versão em linguagem híbrida, transitando entre o teatro e as técnicas audiovisuais.

O diretor de cinema Diego da Costa (Pietá Filmes) nos conta que “uma das preocupações era manter o mote da proximidade com o público buscando construir um espaço íntimo e de diálogo direto com o espectador virtual”.

A diretora teatral Alice Possani, responsável pela montagem original, afirmou que “O experimento audiovisual nos impõe novos desafios já que a linguagem cinematográfica oferece possibilidades distintas da linguagem teatral, como por exemplo a possibilidade de filmar em locações diferentes que aproximam o espectador do imaginário proposto pela obra.”

A nova versão foi gravada na cidade de Campinas em espaços internos (teatro Útero de Vênus em Barão Geraldo) e em espaços externos (Casarão do Jambeiro e Ponto de Cultura Quintal Garatuja). A produção ficou a cargo de Dudu Ferraz e Carolina Baraglio e a comunicação de Maurício Oliveira.

A estreia da nova versão audiovisual será um brinde tanto aos 10 anos da obra original quanto dos 21 anos do Grupo Matula Teatro, referência teatral no interior do Estado de São Paulo junto com outros grupos artísticos que compõem a cena cultural da cidade de Campinas.

Para assistir basta acessar o Youtube do Grupo Matula Teatro EXILIUS GRUPO MATULA TEATRO. A nova versão ficará disponível a partir do dia 04 de agosto às 13h30 até o dia 06 de agosto às 00h00.

A programação completa do Congresso de Leitura da UNICAMP, o COLE, pode ser vista AQUI.

Exilius é dedicado ao povo Saharaui, sua luta por autodeterminação e às crianças saharauis que nos ensinaram que rir é o melhor remédio.
Em memória de Karim Lagdaf e Roberta Silocchi.
Sahara livre!

Ficha técnica

EXILIUS
CRÉDITO AUDIOVISUAL
Atuação: Erika Cunha
Direção e Iluminação cênica: Alice Possani
Captação, direção e edição do vídeo: Diego da Costa (Pietá Filmes) e Ericson Cunha
Musica: Teruah (Canti Sahrawi) e Silas Oliveira
Direção de produção: Dudu Ferraz
Produção Executiva: Carolina Baraglio
Comunicação: Maurício Oliveira
Imagens dos acampamentos de refugiados saharauis: Erika Cunha e Paolo Cattaneo
Máscaras de proteção: Aurea Arte em Tecidos
Produção e realização: Grupo Matula Teatro
Apoio: Quintal Garatuja, Coletivo Passarinha e Espaço Útero de Vênus,
Agradecimentos: Verônica Fabrini, Fábio Rizza, Pamella Villanova, Caterina Lusuardi, Ehmoud Abdelkrim, Moacir Ferraz e Luciana Bittencourt.

FICHA TÉCNICA ESPETÁCULO EXILIUS
Atuação: Erika Cunha
Direção e Iluminação: Alice Possani
Textos: Norberto Presta, Alice Possani e Erika Cunha
Figurino e Cenário: Juliana Pfeifer
Trilha Sonora: Silas Oliveira
Apoio Pesquisa de Campo: Laboratório Cisco e Maria Farinha Filmes
Produção: Grupo Matula Teatro


Site Oficial: http://grupomatulateatro.com/
Facebook: https://web.facebook.com/GrupoMatulaTeatro/
Instagram: https://www.instagram.com/matulateatro/
Youtube: https://www.youtube.com/grupomatulateatro
COLE: https://cole.alb.org.br/course/view.php?id=3

(Carta Campinas com informações de divulgação)