A série Ideias, promovida pelo Sesc São Paulo por intermédio de seu Centro de Pesquisa e Formação (CPF), traz a transmissão ao vivo de debates sobre as principais questões que tensionam a agenda sociocultural e educativa atual, com o objetivo de incentivar a reflexão no contexto desafiador em que nos encontramos. As conferências acontecem pelo canal do YouTube do Sesc São Paulo, com participação do público e tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Nos dias 28 e 29 de junho, às 15h, a série traz a atividade Jornadas Edgar Morin – A vida em tempos de incertezas e a construção do futuro, que acontece em comemoração dos 100 anos do filósofo e sociólogo francês Edgar Morin, que serão completados em 08 de julho. Com apresentação de Heloisa Pisani, assistente de Relações Internacionais do Sesc São Paulo, os debates serão transmitidos em português pelo YouTube e pelo Facebook do Sesc São Paulo e em Libras. A organização do evento é de Edgard de Assis Carvalho.

(Foto: Divulgação)

Edgar Morin é um pensador polifônico, transdisciplinar, empenhado em ampliar a compreensão de um mundo cada vez mais interligado, interconectado, interdependente, devastado por uma policrise planetária, que demanda uma política de civilização capaz de superar o mal-estar, regenerar o humanismo, ampliar a ética. As duas mesas serão voltadas para as incertezas do futuro no mundo contemporâneo, tendo como referência sua vasta obra e a pluralidade de interpretações dela decorrentes.

Na segunda-feira (28/06), o encontro conta com abertura de Edgar Morin e do diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, prólogo de Edgard de Assis Carvalho e participação de Maria da Conceição Xavier de Almeida e Juremir Machado. A mediação é de Lia Diskin, com apresentação de Heloisa Pisani. Na terça-feira, (29/06), a mesa conta com a participação de Tereza Mendonça Estarque e Izabel Petraglia, prólogo de Edgard de Assis Carvalho, mediação de Mário Sérgio Cortella, epílogo de Michel Maffesoli e apresentação de Heloisa Pisani .

A relação do Sesc com o pensador francês remonta aos idos de 1990 e resultou em uma longa e frutífera trajetória do encontro do pensamento de Morin com os ideais do Sesc, que culminou na criação de um site em 2002, reformulado e relançado no ano passado, durante uma live da série Ideias com a presença do pensador.

O site – edgarmorin.sescsp.org.br – traz o rico itinerário de vida do pensador francês ao longo do século XX, sistematizado cronologicamente, destacando os momentos mais marcantes em formato de história em quadrinhos – com o objetivo de divulgar a obra também para as novas gerações. Para aprofundar o estudo sobre a vasta obra de Morin, foram remodelados os 64 boucles de palavras-chave presentes no primeiro site, de 2002. As palavras agora estão maiores e organizadas em forma de círculo poético, com animações sonorizadas, constituindo entradas “polínicas” que pontuam fragmentos da obra de Morin, a fim de apresentar a abrangência e a atualidade das reflexões feitas sobre seu complexo pensamento.

PROGRAMAÇÃO

Jornadas Edgar Morin – A vida em tempos de incertezas e a construção do futuro
28 e 29 de junho, às 15h

28 de junho, segunda, às 15h
Abertura: Danilo Santos de Miranda e Edgar Morin
Prólogo: Edgard de Assis Carvalho
Debatedores: Maria da Conceição Xavier de Almeida e Juremir Machado
Mediação: Lia Diskin
Apresentação: Heloisa Pisani

Abertura:

Edgar Morin – Antropólogo, sociólogo e filósofo francês. Pesquisador emérito do CNRS. Formado em Direito, História e Geografia, realizou estudos em Filosofia, Sociologia e Epistemologia.

Danilo Santos de Miranda – Filósofo, cientista social e especialista em Ação Cultural. Diretor do Sesc São Paulo. Conselheiro em diversas entidades, dentre as quais a Fundação Itaú Cultural, Rede Nossa São Paulo e Conselho Municipal de Turismo da Cidade de São Paulo. É membro da Art for the World, com sede na Suíça.

Prólogo:

Edgard de Assis Carvalho – professor titular de Antropologia da Faculdade de Ciências Sociais da PUC-SP, coordenador do COMPLEXUS. Correpresentante brasileiro da cátedra itinerante UNESCO Edgar Morin. Professor visitante da Fiocruz, Recife. Vice-presidente do IEC. Autor de vários ensaios e livros sobre antropologia dos sistemas complexos.

Debatedores:

Juremir Machado da Silva – doutor em Sociologia pela Sorbonne, professor titular da PUC-RS, jornalista, historiador, radialista e escritor. Traduziu quatro dos seis volumes de “O Método” de Edgar Morin, com quem fez pós-doutorado na França. Tem 35 livros individuais publicados.

Maria da Conceição Xavier de Almeida – doutora em Ciências Sociais (Antropologia) pela PUC-SP. Professora Titular da UFRN. Coordenadora do GRECOM – primeiro ponto brasileiro da Cátedra Itinerante UNESCO Edgar Morin para o Pensamento Complexo. Membro da Association Pour La Pensée Complexe-Paris.

Mediação:

Lia Diskin – escritora, cofundadora e mentora da Associação Palas Athena, de programas educacionais multidisciplinares e multiculturais no Brasil e exterior, pelos quais recebeu inúmeras premiações nas áreas de Direitos Humanos, Ética e Cultura de Paz.

Apresentação:

Heloisa Pisani – assistente de Relações Internacionais do Sesc São Paulo, instituição onde atua desde 2008. Jornalista, mestre em Multimeios e especialista em Gestão e Políticas Culturais, participou de programas de visitantes e formações junto a instituições culturais em diferentes países.

29 de junho, terça, às 15h
Prólogo: Edgard de Assis Carvalho
Debatedores: Tereza Mendonça Estarque e Izabel Petraglia
Mediação: Mário Sérgio Cortella
Epílogo: Michel Maffesoli
Apresentação: Heloisa Pisani

Prólogo:

Edgard de Assis Carvalho – professor titular de Antropologia da Faculdade de Ciências Sociais da PUC-SP, coordenador do COMPLEXUS. Correpresentante brasileiro da cátedra itinerante UNESCO Edgar Morin. Professor visitante da Fiocruz, Recife. Vice-presidente do IEC. Autor de vários ensaios e livros sobre antropologia dos sistemas complexos.

Debatedores:

Tereza Mendonça Estarque – presidente do Instituto de Estudos da Complexidade, psicanalista, membro efetivo do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro. Doutora em Ciências Sociais pela PUC-SP, com pós-doutorado em Filosofia Política pelo IUPERJ.

Izabel Petraglia – doutora em Educação pela USP, com pós-doutorado pelo Centro Edgar Morin, da EHESS – Paris. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo. Líder do GEPEC – Grupo de Estudos e Pesquisa em Complexidade, cadastrado no diretório de grupos do CNPq.

Mediação:

Mário Sérgio Cortella – filósofo e doutor em Educação, docente do Departamento de Teologia e Ciências da Religião e da pós-graduação em Educação da PUC-SP.

Epílogo:

Michel Maffesoli – doutor em Ciências Humanas e Sociologia, é professor emérito da Universidade Sorbonne – Paris, fundador e diretor do Centre d’Études sur l’Actuel et le Quotidien – CEAQ (Centro de Estudos sobre o Atual e o Cotidiano), e diretor do Centre du Research sur l’imaginaire (Centro de Pesquisa sobre o Imaginário).

Apresentação:

Heloisa Pisani – assistente de Relações Internacionais do Sesc São Paulo, instituição onde atua desde 2008. Jornalista, mestre em Multimeios e especialista em Gestão e Políticas Culturais, participou de programas de visitantes e formações junto a instituições culturais em diferentes países.

(Carta Campinas com informações de divulgação)