.Por Roberto Ravagnani.

Com o advento da internet a participação popular se tornou mais acessível, mas desde que tenhamos paciência e informação para buscar as formas de fazer isso.

(foto leonardo sá – ag senado)

Recentemente em minhas buscas descobri uma forma de participação popular praticamente desconhecida pela maioria da população, tanto que fiz um vídeo rápido sobre o assunto e ele viralizou por todo o país.

Dentro do site do senado federal brasileiro, além de muita informação tem la um cantinho especial para nós cidadãos que buscamos uma país melhor para nós, um cantinho de participação popular, mas como já disse que eles não contam para ninguém para que aconteça o que vem acontecendo a anos, praticamente zero de participação popular.

Se trata do site https://www12.senado.leg.br/ecidadania onde você pode participar de várias formas. Enviando ideias para que possam se tornar lei ou votando nas ideias que la estão dispostas.

Para a ideia ser avaliada se vira ou não projeto de lei tem que receber pelo menos 20.000 (vinte mil) votos em cinco (05) meses, o que é ridículo pois somos uma nação de 220.000.000 de habitantes.

Os 20.000 votos não garantem que se tornará lei, mas garantem uma análise e isso já é um bom caminho, se tornando PL, a pressão popular pode fazer virar lei e a partir de sua promulgação deverá ser cumprida.

O mais interessante que existem proposta reais de interesse nosso, como:

Fim da cobrança da contribuição previdenciária do aposentado – 11.789 votos

Redução De Deputados Federais – 2.194 votos

Fim das câmaras municipais para municípios com menos de 5000 habitantes 733 votos

Corrupção como crime hediondo 527 votos

Proibição de cavalos, éguas, mulas, jegues, burros como animais cargueiros e chicotadas 192 votos

Os temas são os mais variados, tem centenas de consultas abertas à votação e todas nos dizem respeito, pois de alguma forma nós seremos os pagantes destas possíveis leis.

Vamos juntos, nós podemos e todos querem fazer deste mundo, um lugar melhor para todos.

Vamos juntos ser voluntários na divulgação desta informação e na ação de ir até la e votar no que interessa site https://www12.senado.leg.br/ecidadania.

Roberto Ravagnani é palestrante, jornalista (MTB 0084753/SP), radialista (DRT 22.201), conteudista e Consultor especialista em voluntariado e responsabilidade social empresarial. Voluntário palhaço hospitalar desde 2000, fundador da ONG Canto Cidadão, da IPA Brasil e da AFINCO, Associado para o voluntariado da GIA Consultores no Chile, fundador da Aliança Palhaços Pelo Mundo, Conselheiro Diretor da Rede Filantropia, sócio da empresa de consultoria Comunidea, criador e gestor de eventos filantrópicos, porta voz pela ONU, Membro Hub One, Líder Internacional de Yoga do Riso, Conselheiro de Relações Sociais e Familiares do Instituto i. s. de desenvolvimento e sustentabilidade Humana, Diretor da rádio Tom Social, Global Friends of Volunteering (IAVE) e Associado da VRS Consult da Guatemala. www.robertoravagnani.com.br; @roberto.ravagnani