Veja vídeo ao final do texto.

O CEO do Leftbank e o diretor, respectivamente Daniel Gonçalves e Marco Maia, são os entrevistados desta quarta-feira, 09, às 20h, do programa Rede Carta, parceria entre a Plataforma Carta Campinas e o canal Rede Popular TV. Os dois vão falar sobre economia e do lançamento do banco digital Leftbank.

(foto divulgação)

Lançado em dezembro de 2020, o Leftbank é uma instituição financeira totalmente digital. Um banco que se define como da esquerda e que surge para ser uma opção para pessoas que comungam dos mesmos valores e podem realizar suas transações, compras e vendas, sabendo que não serão discriminadas pela sua posição político ideológica. O empreendimento foi criado pelo advogado Daniel Gonçalves e pelo administrador e contador Volnei de Borba Gomes.

“O Leftbank era uma necessidade que vislumbrávamos para ser outra opção aos bancos tradicionais, seguindo a tendência do surgimento de bancos digitais e fintechs nos últimos anos. O Leftbank também é uma ferramenta de luta, pensamos que essa resistência ao momento atual também poderia se dar onde o capital mais lucra. Aí surgiu a ideia de formar uma fintech voltada para o público de esquerda, que são quase 40 milhões de pessoas, conforme as últimas eleições” , conta o CEO do Leftbank , o advogado Daniel Gonçalves.

A prestação de serviços bancários é fornecida para pessoas físicas e jurídicas. Entre os produtos, há emissão de boletos de cobrança, transferências (DOC/TED/PIX), envio de dinheiro por SMS e cartão pré-pago sem anuidade. Já são quase 2 mil correntistas.

O ex-presidente da Câmara dos Deputados Marco Maia, do Partido dos Trabalhadores (PT), é o diretor-geral do Lefbank. Ele defende a ocupação desse espaço. “Por que temos de financiar um Bradesco, um Itaú, um Santander, uma Vivo etc. se podemos construir nossas próprias alternativas. Até mesmo os bancos públicos hoje são utilizados para sustentar um projeto que não nos representa”, diz.