.Por Roberto Ravagnani.

Pequenas grandes mudanças o voluntariado vem deixando no mundo e a cada ação nossa sociedade se torna um pouco melhor. Esse será nosso legado, uma sociedade mais justa e preocupada com o próximo, sem olhar a quem. Mas isso, dá trabalho e demanda muita atividade. Quero trazer aqui hoje algumas destas possibilidades para aqueles que ainda não descobriram o trabalho voluntário em suas vidas.

(foto cottonbro – pl)

Mesmo em tempo de pandemia como o que vivemos, ainda é possível desenvolver atividades presenciais, como as atividades com o meio ambiente e animais, desde que com grupos muito pequenos em ambiente totalmente ao ar livre e observando as regras sanitárias de cuidados com a higiene e distanciamento.
As atividades on-line, trazem grandes oportunidades, de fazer trabalhos voluntários não só na sua cidade como em qualquer parte do mundo, desde que domine minimamente o idioma, inclusive sendo uma excelente prática para treinar e melhorar sua fluência no idioma e é possível praticar todos os idiomas conhecidos e usuais no mundo.

Percebam a grandeza e riqueza destas possibilidades, caso goste muito do contato presencial, tem diversas organizações que estão atuando na coleta e distribuição de alimentos para comunidades que passam por momento extremamente difícil e estão quase que totalmente impossibilitadas de conseguir recursos para se alimentar.

Isto para citar algumas poucas possibilidades, pois elas são milhares e basta ter vontade e interesse, ainda a busca pelo trabalho voluntário é difícil, mas com um pouco de calma certamente você encontrará uma oportunidade que virá ao encontro de seus desejos.

Sempre lembre que o trabalho voluntário é uma via de mão dupla, faz muito bem para quem recebe e para quem faz o resultado é melhor ainda, pois você doa uma pequena parte de seu tempo, um pouco de seu talento e ganha muito em habilidades pessoais que não conseguiria em outro local com tamanha facilidade e felicidade.

Vamos juntos, nós podemos e todos querem fazer deste mundo, um lugar melhor para todos.

Roberto Ravagnani é palestrante, jornalista (MTB 0084753/SP), radialista (DRT 22.201), conteudista e Consultor especialista em voluntariado e responsabilidade social empresarial. Voluntário palhaço hospitalar desde 2000, fundador da ONG Canto Cidadão, da IPA Brasil e da AFINCO, Associado para o voluntariado da GIA Consultores no Chile, fundador da Aliança Palhaços Pelo Mundo, Conselheiro Diretor da Rede Filantropia, sócio da empresa de consultoria Comunidea, criador e gestor de eventos filantrópicos, porta voz pela ONU, Membro Hub One, Líder Internacional de Yoga do Riso, Conselheiro de Relações Sociais e Familiares do Instituto i. s. de desenvolvimento e sustentabilidade Humana, Diretor da rádio Tom Social, Global Friends of Volunteering (IAVE) e Associado da VRS Consult da Guatemala. www.robertoravagnani.com.br; @roberto.ravagnani