O Grupo Pindorama – grupo de arte e pesquisa em Artes da Cena no Instituto de Artes da UNICAMP, realizará um evento virtual a partir do dia 20 de Junho, o Passeio Cantante para Pedro 2021, que está em sua quinta edição.

O evento consiste numa ação de atualização das tradições juninas que, agora em contexto online, reunirá por meios virtuais trinta artistas independentes, pesquisadores, docentes e estudantes para realização performances em vídeo que poderão ser acessadas individualmente no instagram do Grupo Pindorama (@grupopindorama).

(Foto: Divulgação)

A partir deste domingo (20/06), a rede social será usada para agregar em mosaico no IGTV o vídeo de cada artista convidado. Ao fim dessa série de postagens será disponibilizado um vídeo com visão em conjunto das ações realizadas.

A edição virtual do Passeio Cantante será diferente das anteriores, que sempre tiveram o convívio presencial como valor. Contudo, diante do isolamento social para controle da Covid-19, o cortejo se dará por vias, largos e becos virtuais das redes sociais.

O Passeio Cantante 2021 consiste na reunião de trinta artistas independentes, pesquisadores, docentes e estudantes, que a partir de seus locais de isolamento social nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Pará, produziram uma ação performativa gravada em vídeo. Essas ações serão postadas ao longo da segunda quinzena de junho, em um Mosaico, a partir do qual o público poderá acessar a ação de cada artista, assim como ter a visão do conjunto das ações, ao final do mês.

O Mosaico do PASSEIO CANTANTE poderá ser apreciado, a partir de 20 de junho, no Instagram do Grupo Pindorama: https://www.instagram.com/grupopindorama/

O PASSEIO CANTANTE é um projeto do Grupo Pindorama, que acontece desde 2016 no centro da cidade de Campinas. O Grupo Pindorama é um grupo de pesquisa e realizações artísticas do Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes da UNICAMP. Consiste em um cortejo com música, dança e objetos cênicos, que começa às portas da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, atravessando o Largo da Igreja, adentrando a Praça Bento Quirino, passando pelo marco-zero da cidade e finalizando no monumento a Carlos Gomes. Durante a primeira quinzena de junho, o Grupo Pindorama está apresentando, no Instagram do Grupo, as edições anteriores do projeto, em conjunto de fotografias e vídeos que sintetizam cada uma das edições anteriores.

O PASSEIO CANTANTE tem por objetivo atualizar as tradições juninas brasileiras, na urbanidade e junto às pessoas que estão no centro histórico nas noites do mês de junho. Suas quatro edições anteriores podem ser vistas no site do Grupo Pindorama: https://www.grupopindorama.com/passeio-cantante-para-pedro

“As festas juninas não podem parar! Mesmo virtualmente, em contexto de isolamento social, vamos fazer maravilhas. Viva os artistas! Viva Santo Antônio! São Pedro, São João e São Marçal! Viva!!!!”

OS ARTISTAS QUE FAZEM OS PASSEIOS VIRTUAIS: Adilson Siqueira; Alessandro Oliveira; Aline Neli; André Hernandes; Benê Moraes; Carla Caetano; Claudia Santos; Cleber Moura Fé, Cristiano Gallep; Daniel Costa; Grácia Navarro; Fernando Vitor; Geovana Mangiavacchi; Gina Aguilar; Inácio Berra; Isadora Bellini; Jean Carvalho; Jonas Gimenes Bíscaro; Jura Santos; Larissa Santana; Maressa Gomes; Mestre Jahça; Monique Ferreira; Paula Marchini Senatore; Padu Cecconello; Patrícia Prata; René Guerra; Rodrigo Nasser; Verônica Fabrini e Virgínia Xavier.

REALIZAÇÃO:
Grupo Pindorama (https://www.grupopindorama.com)
Coordenação Geral: Grácia Navarro
Produção Grupo Pindorama: Grácia Navarro, Jonas Gimenes Bíscaro e Maressa Gomes
Producão LabDrama: Geovana Mangiavacchi
Produção Áudio Visual: Fábio Duarte de Almeida
Site do Grupo Pindorama: Cauã Almeida Rodrigues

(Carta Campinas com informações de divulgação)