(foto elineudo meira – fp)

.Por Susiana Drapeau.

O Fora jail Bolsonaro! e a luta por vacinas na manifestação deste 19 de Junho foi importante e necessária. Milhares de brasileiros neste 19J lutando pela vida. Se arriscando, ainda que com distanciamento e máscara, por mais vacinas.

Mas duas figuras são corresponsáveis pelas 500 Mil mortes: O presidente da Câmara, Arthur Lira, que está sentado sobre mais de 100 pedidos de impeachment, e o chamado Poste-Geral da República Augusto Aras que não faz nada diante dos crimes diários do Presidente.

Se uma CPI no Senado mudou a postura do governo, que precisou se calar sobre o falso tratamento precoce, a abertura de um processo de impeachment seria fundamental para acelerar ações do governo no combate a pandemia, assim pôr fim o fim aos boicotes de Bolsonaro à ciência, à vacina, ao distanciamento e às máscaras. Em campanha insana, Jail Bolsonaro comete crimes diários contra a Saúde Pública. Por isso, Arthur Lira é tão responsável quanto Bolsonaro.

Mas não é só Lira. O Poste-Geral da República, como disse o professor de Direito Constitucional da USP  Conrado Hubner Mendes, em artigo recente no jornal Folha de São Paulo, quando chamou Augusto Aras de “Poste Geral da República” e “servo do presidente”, por ter “engavetado investigações criminais contra Damares por agressão a governadores; contra o Ministro Heleno por ameaça ao STF; contra a Deputada Carla Zambelli por tráfico de influência; contra Eduardo Bolsonaro por subversão da ordem política ao sugerir golpe”. Por isso, integraria “o bando servil”.

O Poste-Geral da República é tão responsável pelos 500 mil mortos como o próprio governo e seus apoiadores. Na próxima manifestação, não deve ser só Fora Jail Bolsonaro! Mas também: Fora Lira! Fora Aras! Por mais vacinas.

Uma coisa é certa, Jail Bolsonaro é o único culpado.